Arte no Mundo

National Gallery of Art – a casa da única pintura de Leonardo Da Vinci na América!

Por Gabriela Albuquerque - agosto 29, 2016
20521 2
Pinterest LinkedIn

A galeria nacional de arte dos EUA fica em D.C. e não poderia deixar de ser sofisticadíssima, em termos de qualidade da coleção e apuro e beleza das instalações. Foi idealizada por Andrew Mellon, financista e colecionador de arte da Pensilvânia que atuou como secretário do tesouro nacional durante o governo de Franklin Roosevelt.

Originalmente possuía apenas um edifício, o West Building de linhas clássicas, projetado pelo arquiteto americano John Russell Pope (1874–1937). Andrew Mellon era um grande visionário e previu que a coleção necessitaria de mais espaço. Assim ele convenceu o Congresso Americano a reservar a grande área no National Mall (principal avenida da cidade) para uma futura expansão.\

Nos anos 70 começou finalmente a construção de um novo edifício, o East Building, projeto modernista do arquiteto I. M. Pei.

A National Gallery abriga também o famoso Jardim de Esculturas, que eu já citei por aqui.
A coleção com mais de 17 mil objetos de arte possui algumas verdadeiras relíquias, como a única pintura de Leonardo Da Vinci presente no continente americano: a belíssima Ginevra de’ Benci.

Ginevra de’Benci – Da Vinci – oil in panel – 1474:78
Ginevra de’Benci – Da Vinci – oil in panel – 1474/78

Alguns dos highlights da coleção são “Os Saltimbancos” de Picasso, o mais famoso auto-retrato de Van Gogh, a coleção de arte flamenca com Vermeer, Jan Van Eyck e Rembrandt, Fra Angelico, El Grecco, entre outros, que traçam um completo panorama da história da arte ocidental.

Uma das obras importantes da coleção

Uma das obras importantes da coleção

Uma das obras importantes da coleção

Uma das obras importantes da coleção

A NGA (como é conhecida) promove inúmeros eventos ao longo do ano. Palestras de renomados curadores e historiadores, aulas abertas de desenho, fotografia e escrita, concertos musicais, sessões de filmes, etc. Uma imensa variedade de encontros sempre gratuitos.

Agora durante o verão, o jardim das esculturas tem sido palco de concertos de jazz e no final de setembro o East Building reabre as suas portas depois de uma grande reforma para abrigar a coleção de arte moderna e contemporânea!

Por falar nisso, olha quem eu encontrei por lá na minha última visita: essa bela obra de Vik Muniz! Brasileiros presentes!

Vik Muniz - New York City after bellows - Collage
Vik Muniz – New York City after bellows – Collage

Eba! Mais coisas boas chegando aqui na capital. Continue acompanhando que vou compartilhar em breve com vocês.

Para saber mais, acesse.

Veja também:

Surpreenda-se com a casa do artista Salvador Dalí

2
Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar de