Categories: Pintura

Se esses muros falassem seria sobre amor

Quem é o artista?
Gasediel
Artista francesa, se realiza com uma nova proposta: pintar. Pintar, primeiramente em muros, suportes onde cria seus próprios universos. Em 2006, conclui o curso «Peintre en Décor», da Escola de Arte Mural de Versailles, França. A partir de decorações murais, começa a usar sua criatividade para testar diferentes efeitos e técnicas. “Descomplexada do pincel”, como gosta de descrever a si mesma, lança-se, então, no trabalho de luzes e sombras.

O que terá na mostra?
14 pinturas

Onde vai ser?
Luis Maluf Art Gallery (endereço abaixo).

É um bom programa?
Sim, a galeria Luis Maluf valoriza a democratização e o fomento da arte contemporânea. Além de promover workshops, consultorias e debates acerca do tema, que normalmente são mediados por seu diretor criativo Francisco Rosa.

Quando?
24/06 a 23/07


Luis Maluf Art Gallery apresenta a exposição A Quarta Parede

A artista francesa Gasediel apresenta suas obras na Luis Maluf Art Gallery, nos Jardins a partir do dia 24 de Junho. A exposição intitulada ‘A quarta parede’ é uma releitura dos muros da cidade.

No teatro, a quarta parede denota uma tela que separa a cena interpretada dos olhos do público. Na mostra, a cidade se revela ao espectador que assume o papel de voyeur, onde nada escapa, mas em nada pode interferir.

É com esta temática que Gasediel apresenta seu conjunto de 14 pinturas que estão enraizadas com as intervenções nos muros de São Paulo. Para ela as paredes exalam a cidade, e a cidade escreve em suas paredes.

Cartazes e grafites, caracteres fictícios e devaneadores que assumem uma exuberância colorida e provocativa, fazem contraponto com a paisagem da cidade cinza. Este olhar da artista, quase romântico para as escrituras, levam as obras para uma homenagem pessoal, misturando fantasia e realidade.

Mensagens rotineiras como “Compra-se Ouro”, “Mais Amor Por Favor”, e os inconfundíveis desenhos de Cranio, Ozi, Mauro e Gêmeos estão presentes nas peças como detalhes urbanos inevitáveis, fazendo de cada um dos quadros único e também familiar.

Outro ícone brasileiro presente nas obras é a personagem Mônica, de Maurício de Souza que soma leveza ao seu olhar andarilho pelas ruas da cidade.

Sua técnica de massa corrida permanece nesta nova exposição, o que confere a superfície dos quadros a semelhança com as paredes da cidade, misturada a sobreposições como pintura acrílica, spray, óleo e colagem.

Sua interpretação é singular, e ao mesmo tempo crua, viva e humana.

 

Sobre alguma obras de Gasediel:
As temáticas associadas à rua, ao mundo industrial, às descobertas com o pincel de Klasen, a interpelam. A partir daí, decide pintar sob o pseudônimo de Gasediel. No verão de 2008, a artista é projetada no universo citadino, brutal, metálico de São Paulo, megalópole mundial. Seu trabalho torna-se maduro, o óleo, o acrílico, a colagem e o spray servem de pretexto para sua arte. Com a exposição individual PIX’ART, em 2011, a artista se inspira na arte das ruas paulistanas e no grafite, símbolo essencial da cidade. Na mostra DESVI’ART, em novembro de 2012, realiza releituras de quadros famosos, mixadas com cenas underground. Assim, obras de gênios como Leonardo da Vinci, Velásquez, Manet e Vermeer ganham interferências do street art, com grafites de Zezão, Ozi e até do cult ‘Beco do Batman’.

Na  mostra DESLOC’ART, em novembro de 2013, índios brasileiros surgem em cenas urbanas, tais como galpões abandonados do Brás, galerias de esgoto e em outras paisagens da capital paulistana. Como pano de fundo das telas há interferências de grafites paulistanos e manifestações de arte de rua, que Gasediel gosta de se referir como “tesouros escondidos” que ela encontra pela cidade, e os recria em suas obras.

No mostra Nó em maio 2015, crianças e adolescentes surgem em cenas repletas de fitas e laços emaranhados. Os traços delicados da artista mostram o protagonista como um ser em plena transformação.

 

SERVIÇO:
Exposição ‘A quarta parede’
Data: 24/06 a 23/07
Local: Luis Maluf Art Gallery – Rua Peixoto Gomide, 1887 – Jardins.
Tel +55 11 2367-3437
Horário: Terça a Sexta, das 11hs às 20hs. Sábado das 11 às 18h.
Wi-fi: Sim
Site: www.luismaluf.com
Instagram: luis_maluf
Facebook: luismalufgaleria

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

CCBB BH recebe instalação inédita de Daiara Tukano inspirada na cosmovisão indígena

O CCBB BH apresenta, até 28 de fevereiro de 2026, esta no Céu – Mirĩ'kʉã…

3 dias ago

A Arte de Ocupar o Invisível: Como o Artista Ocupador invade um museu sem pedir licença

1. O Fim da "Geografia de Permissão" Houve um tempo em que o endereço de…

7 dias ago

10 Dicas Fundamentais para Vender sua Arte em 2026

O Mercado Pós-Intermediação O ano de 2026 marca a consolidação de uma mudança sísmica que…

1 semana ago

Universo de Torres Garcia

A exposição Joaquín Torres Garcia – 150 anos em cartaz no CCBB se destaca de forma surpreendente pela sua…

1 semana ago

10 fatos que marcaram o mundo da arte em 2025

O mundo da arte viveu, em 2025, um período de inflexão decisivo. Entre grandes exposições…

3 semanas ago

Tarsila do Amaral S/A prepara exposição imersiva e conquista prêmio

A Tarsila do Amaral S/A (TALE) e a LiveIdea venceram o Prêmio Caio, considerado o…

3 semanas ago