Pintura

Se esses muros falassem seria sobre amor

Por Equipe Editorial - junho 22, 2016
9139 0
Pinterest LinkedIn

Quem é o artista?
Gasediel
Artista francesa, se realiza com uma nova proposta: pintar. Pintar, primeiramente em muros, suportes onde cria seus próprios universos. Em 2006, conclui o curso «Peintre en Décor», da Escola de Arte Mural de Versailles, França. A partir de decorações murais, começa a usar sua criatividade para testar diferentes efeitos e técnicas. “Descomplexada do pincel”, como gosta de descrever a si mesma, lança-se, então, no trabalho de luzes e sombras.

O que terá na mostra?
14 pinturas

Onde vai ser?
Luis Maluf Art Gallery (endereço abaixo).

É um bom programa?
Sim, a galeria Luis Maluf valoriza a democratização e o fomento da arte contemporânea. Além de promover workshops, consultorias e debates acerca do tema, que normalmente são mediados por seu diretor criativo Francisco Rosa.

Quando?
24/06 a 23/07


Luis Maluf Art Gallery apresenta a exposição A Quarta Parede

A artista francesa Gasediel apresenta suas obras na Luis Maluf Art Gallery, nos Jardins a partir do dia 24 de Junho. A exposição intitulada ‘A quarta parede’ é uma releitura dos muros da cidade.

No teatro, a quarta parede denota uma tela que separa a cena interpretada dos olhos do público. Na mostra, a cidade se revela ao espectador que assume o papel de voyeur, onde nada escapa, mas em nada pode interferir.

É com esta temática que Gasediel apresenta seu conjunto de 14 pinturas que estão enraizadas com as intervenções nos muros de São Paulo. Para ela as paredes exalam a cidade, e a cidade escreve em suas paredes.

Cartazes e grafites, caracteres fictícios e devaneadores que assumem uma exuberância colorida e provocativa, fazem contraponto com a paisagem da cidade cinza. Este olhar da artista, quase romântico para as escrituras, levam as obras para uma homenagem pessoal, misturando fantasia e realidade.

Mensagens rotineiras como “Compra-se Ouro”, “Mais Amor Por Favor”, e os inconfundíveis desenhos de Cranio, Ozi, Mauro e Gêmeos estão presentes nas peças como detalhes urbanos inevitáveis, fazendo de cada um dos quadros único e também familiar.

Outro ícone brasileiro presente nas obras é a personagem Mônica, de Maurício de Souza que soma leveza ao seu olhar andarilho pelas ruas da cidade.

Sua técnica de massa corrida permanece nesta nova exposição, o que confere a superfície dos quadros a semelhança com as paredes da cidade, misturada a sobreposições como pintura acrílica, spray, óleo e colagem.

Sua interpretação é singular, e ao mesmo tempo crua, viva e humana.

 

Sobre alguma obras de Gasediel:
As temáticas associadas à rua, ao mundo industrial, às descobertas com o pincel de Klasen, a interpelam. A partir daí, decide pintar sob o pseudônimo de Gasediel. No verão de 2008, a artista é projetada no universo citadino, brutal, metálico de São Paulo, megalópole mundial. Seu trabalho torna-se maduro, o óleo, o acrílico, a colagem e o spray servem de pretexto para sua arte. Com a exposição individual PIX’ART, em 2011, a artista se inspira na arte das ruas paulistanas e no grafite, símbolo essencial da cidade. Na mostra DESVI’ART, em novembro de 2012, realiza releituras de quadros famosos, mixadas com cenas underground. Assim, obras de gênios como Leonardo da Vinci, Velásquez, Manet e Vermeer ganham interferências do street art, com grafites de Zezão, Ozi e até do cult ‘Beco do Batman’.

Na  mostra DESLOC’ART, em novembro de 2013, índios brasileiros surgem em cenas urbanas, tais como galpões abandonados do Brás, galerias de esgoto e em outras paisagens da capital paulistana. Como pano de fundo das telas há interferências de grafites paulistanos e manifestações de arte de rua, que Gasediel gosta de se referir como “tesouros escondidos” que ela encontra pela cidade, e os recria em suas obras.

No mostra Nó em maio 2015, crianças e adolescentes surgem em cenas repletas de fitas e laços emaranhados. Os traços delicados da artista mostram o protagonista como um ser em plena transformação.

 

SERVIÇO:
Exposição ‘A quarta parede’
Data: 24/06 a 23/07
Local: Luis Maluf Art Gallery – Rua Peixoto Gomide, 1887 – Jardins.
Tel +55 11 2367-3437
Horário: Terça a Sexta, das 11hs às 20hs. Sábado das 11 às 18h.
Wi-fi: Sim
Site: www.luismaluf.com
Instagram: luis_maluf
Facebook: luismalufgaleria

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários