Podcasts

O que fazer antes de comprar uma obra, com Pedro Cavalheiro

Por Paulo Varella - março 17, 2019
8853 0
Pinterest LinkedIn

Uma conversa incrível com o Perito Pedro Cavalheiro sobre quais os passos necessários para a compra de uma obra de arte.

Clique em baixo para ouvir:

Aqui estamos nós na conversa na Casa do Saber:

art talks com Pedro Cavalheiro
Pedro (dir) e eu durante a nossa conversa na Casa do Saber.
No fundo um quadro de Ale Rodrigues da Photoarts.com.br

Aqui vão algumas imagens que fizeram parte da nossa conversa:

Logo no começo da conversa falamos de Castagneto

Giovanni Battista Felice Castagneto (Gênova, 27 de novembro de 1851 — Rio de Janeiro, 29 de dezembro de 1900), também conhecido como João Batista Castagneto, foi um marinheiro, pintor, desenhista, professor e restaurador nascido na Itália que contribuiu imensamente com os trabalhos relacionados a paisagística brasileira, principalmente da questão marinha, do final do Século XIX.

Porto do Rio de Janeiro

Pedro Cavalheiro: Sobre a escultura no parque do Trianon

Em um momento Pedro fala sobre a escultura que está no Parque do Trianon. A obra é de Francisco e não João, de qualquer forma, é importante mostrarmos.

Aretuza, Parque Trianon
Aretuza, Parque Trianon
placa de Aretuza no parque trianon

Francisco Leopoldo e Silva (Taubaté, 1879 – São Paulo, 1948) foi um conceituado escultor brasileiro.

Filho do português Bernardo Leopoldo e Silva e de Ana Rosa Marcondes Leopoldo, de antiga família do Vale do Paraíba, os Marcondes de Taubaté e cidades vizinhas. Foi seu irmão Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo.

Iniciou seus estudos de escultura em São Paulo com Amedeo Zani. Posteriormente, pensionado pelo governo paulista, viajou para a Itália, onde, em Roma, teve como mestre Arturo Dazzi.

Suas obras mais conhecidas se encontram no acervo da Pinacoteca do Estado (tombos 152 e 153). A escultura Índio Pescador, obra premiada, se encontra na Praça Osvaldo Cruz, no início da Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, em estado de abandono, conforme se lê na Revista Veja São Paulo, nº 40.

O INDIO PESCADOR
O INDIO PESCADOR

Sofreu influência de Rodin. Teve estúdio no Palácio Episcopal, no início dos anos vinte, quando era arcebispo seu irmão, na rua São Luís, onde é hoje a Biblioteca Municipal Mário de Andrade.

Veja também:

Avatar

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar de