Série

6 curiosidades para entender a minissérie Chernobyl

A obra foi montada de maneira bem inusitada começando pelo suicídio do cientista Valery Legasov, ocorrido dois anos após o desastre. Como personagem principal ele foi o maior envolvido na contenção da emergência e deixou um legado memorável ao pressionar o governo a tomar medidas preventivas em outras usinas similares de sua nação. Ele também gravou fitas em que registra a perseguição do governo que não queria que ele divulgasse os motivos do acontecimento. Quem interpreta esta figura é o ator Jared Harris.

Chernobyl não é para quem tem estômago fraco. Ele é possivelmente o seriado mais chocante do ano onde são mostradas diversas pessoas sofrendo os efeitos da radiação. Este tipo de contaminação pode ser considerado uma das maneiras mais horríveis de morrer.

Vasily Ignatenko e sua esposa estão entre os personagens reais retratados na minissérie

Autoridades ignorantes

Durante os primeiros dias da explosão os chefes de estado ignoraram Legasov e ao invés de evacuar a cidade fizeram um cerco blindando o local com a intenção de ocultar o que estava acontecendo dos outros países.

Cena em que Legasov se reúne com políticos soviéticos

Heróis

Também muitos trabalhadores foram sacrificados nas tentativas de parar a emissão de radiação. Esse elemento químico, quando presente em quantidades exorbitantes, como era o caso, causa danos a equipamentos elétricos e apelar para seres humanos foi a única forma que eles encontraram de evitar prejuízos muito mais graves como a poluição permanente de lençóis freáticos com produtos cancerígenos.

Mineiros que cavaram túnel sob a usina para impedir a contaminação de lençóis freáticos

Papel da União Soviética

Cartaz da minissérie

Quem governava a URSS na época da catástrofe era Mikhail Gorbatchov. Ele relata em sua biografia que o ocorrido foi uma das principais causas da queda da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. O governo é retratado no programa da HBO com uma postura extremamente negligente e mentirosa. Antes e depois da situação ser controlada a KGB, polícia secreta da Rússia, ameaçou, prendeu e boicotou todos os que buscavam expor o escândalo.

Entenda a catástrofe

Legasov e Boris Scherbina coordenando helicópteros sobre a usina

O acidente ocorreu devido a um teste que simulava uma queda de energia na usina. Nesta situação o reator seria resfriado com jatos d’água e posteriormente com barras de contenção. Estas medidas foram tomadas porém, o resultado foi a explosão do teto do reator o que espalhou radiação a quilômetros da atual cidade fantasma de Pripyat. A situação mais grave foi o fato da usina, ao querer economizar, utilizar o material mais barato para as barras de contenção, o grafite. Esse minério estava na ponta das barras que controlariam o reator nuclear, porém isso gerava um aumento na temperatura.

Vilão

Anatoly Dyatlov era o supervisor da usina e responsável pelo teste que há três anos eles tentavam fazer. Apesar de todos os alertas de colegas, e até das próprias máquinas, de que o experimento daria errado Dyatlov insistiu em continuar forçando o reator porque se concluísse naquele dia ele receberia uma promoção.

À esquerda o cientista Dyatlov (interpretado por Paul Ritter), um dos maiores responsáveis pelo desastre

Liberdade criativa

Nem tudo na obra é verídico. O criador, Craig Mazin, teve liberdade para inserir coisas que dessem sentido ao programa. Uma delas é a criação personagem de Ulana Khomyuk. Esta mulher, interpretada por Emily Watson, na verdade nunca existiu. Muito presente na maioria das cenas, ela representa toda a equipe de cientistas que trabalharam para evitar a repetição do acidente e garantir que a verdade viesse à tona, já que o governo não estava medindo esforços para abafar o caso.

Ulana Khomyuk, personagem que representa a classe científica diante do ocorrido

Conte para o Arteref qual foi a sua impressão da minissérie. Quais foram as cenas e personagens mais marcantes para você?

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

‘Poéticas do Silêncio’, exposição de Marlene Chade na Galeria Sergio Caribé – SP

Marlene Chade inaugura a exposição 'Poéticas do Silêncio' no dia 16 de dezembro, às 19h,…

2 dias ago

Pantone anuncia a Cor do Ano de 2026 e divide opiniões

Pantone anuncia sua Cor do Ano de 2026 e, como acontece a cada ciclo, movimenta…

3 dias ago

Paço Imperial inaugura a exposição “Gilberto Salvador – Geometria Visceral” e traz obras táteis

Gilberto Salvador ganha destaque no Paço Imperial, que inaugura na próxima terça-feira, 9 de dezembro…

3 dias ago

Manto da Apresentação, de Bispo do Rosário, recebe restauro e participa de exposições pela Europa

Bispo do Rosário tem sua obra mais emblemática, o “Manto da Apresentação”, iniciando os primeiros…

3 dias ago

Dalton Paula, único artista brasileiro na Power 100 da ArtReview, sobe para a 68ª posição na lista de 2025

Dalton Paula solidifica sua posição como uma das figuras mais influentes da arte contemporânea global…

3 dias ago

Exposição “Demonstra: pela poética def” no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo

Centro Cultural Fiesp recebe a exposição “Demonstra: pela poética def”, que reúne obras de Lua…

3 dias ago