Vídeo

Women Are Heroes Project

Por Equipe Editorial - abril 19, 2013
3819 1
Pinterest LinkedIn

O fotógrafo e artista de rua francês JR poduziu um projeto inspirador de arte pública no Rio de Janeiro.

JR é amplamente conhecido pelo seu projeto WOMEN ARE HEROES, que ganhou notoriedade oficial após vencer o Prêmio TED 2011. Atualmente o artista desenvolve outros tantos projetos que trazem a tona a voz, a força, a coragem e os olhos bem abertos de milhões de pessoas.

Tudo começou com a descoberta de uma câmara fotográfica no metro de Paris. Por essa altura dedicava-se a espalhar o seu nome pelos telhados dos prédios parisienses. Já com uma camara na mão, decidiu dedicar-se a fotografar todos esses artistas que tentavam comunicar com a comunidade através de mensagens deixadas em paredes.

Em 2006, durante os motins de Paris, fotografa e posta em grandes formatos, supostos criminosos envolvidos em graves incidentes pelas ruas mais burguesas de Paris. O impacto foi enorme, mas se tornou legal frente a Câmera de Paris, que decidiu envolver todo seu edifício com as fotografias de JR, em apelo à violência.

Foi a partir de 2004 que o francês começou com seus grandes projetos, o primeiro deles foi desenvolvido na zona de conflito entre Israel e Palestina, fotografando ambos cidadãos e colando enormes posters dos dois lados do muro que os dividia, o projeto foi intitulado FACE 2 FACE. Em 2008 começou com o projeto 28millimeters que começou na África, em zonas de pós-conflito para fotografar mulheres com que ele deseja compartilhar as dolorosas histórias de sofrimento e testemunhar a vontade de viver destas pessoas. No mesmo ano o artista veio ao Brasil, filmar as mulheres do Morro da Providência no Rio de Janeiro. JR também já fotografou na Serra-Leoa, Sudão, Kenya e Libéria, Índia e Ásia.

Nas fotos, a mulheres heroínas na favela despertam a vida e os detalhes de uma intrigante história envolvente e poderosa pelas lentes de sua máquina.

Veja parte deste documentário, que passou por São Paulo na exposição De fora para dentro, no MASP em 2010.

Mais infos sobre os seus projetos em JR-art.net.

Inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários