Você não vai acreditar no segredo da doce Mona Lisa de Vik Muniz

Vik Muniz (Vicente José de Oliveira Muniz), 20 de dezembro de 1961, São Paulo. 

Vik Muniz, um artista plástico brasileiro, fotógrafo e pintor, cujo os trabalhos  são alguns dos mais valorizados do mercado das galerias internacionais.

Seus trabalhos ficam longe do Pitoresco, embora o uso de materiais inusitados chamem a atenção do nosso olhar, do da crítica e do mercado.

Veja essas fotografias:

900x700-vik-muniz-22

O artista descobriu que sua arte é da documentação.

Vik acredita que: “A arte é sobretudo a habilidade de olhar para uma coisa e enxergar outra”.

Só ela pode eternizar  materiais tão efêmeros como o açúcar, usado nos retratos de crianças caribenhas, de famílias pobres que cortam canas nas plantações, veja:

900x574-vik-muniz

O trabalho de Vik tem a tendência de criar obstáculos e retardar o processo de apreensão da imagem, com a finalidade de gerar um discernimento maior; o sentir e o pensar sobre o que você está vendo e a fotografia, neste caso tem um papel muito forte.

Vik Muniz fez trabalhos inusitados, como a cópia da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, usando manteiga de amendoim e geleia, como matéria prima. Com calda de chocolate, pintou o retrato do pai da psicanálise, Sigmund Freud. Muniz também recriou muitos trabalhos do pintor francês Monet.

Um deslumbrante trabalho de Vik Muniz, são os 37 mosaicos que decoram as paredes internas do novo trecho do metrô de Nova Iorque, que liga a Rua 72 à Segunda Avenida. Inaugurado em dezembro de 2016, a obra, que durou três anos para ser concluída, explora dos diversos tipos de frequentadores do metrô de Nova Iorque.

900x500-monalisa-vik-muniz

Fontes: ebiografia / Wikipedia

Veja também:

Curiosidades: que você sabe sobre a Arte Figurativa?

Joy de Paula109 Posts

<p>É aquela que faz tudo. Liga os pontos dentro do Arteref. Ela fala com artistas, colunistas e assessores e escreve as notícias. Faz com que tudo tenha sentido dentro de um portal que foi feito para ajudar a todos a entender um pouco mais sobre arte.</p>

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password