Por que Paris é considerada o berço da moda?

Por que Paris é considerada o berço da moda?

Já parou pra pensar o motivo de tudo o que vem de Paris ser considerado mais sofisticado? De Coco Chanel a um crème brûlée, Paris ficou mundialmente conhecida como o lugar onde encontrar elegância, trazendo a garantia de um toque de magia na vida de qualquer pessoa. Apesar da criatividade nas artes e grandes grifes francesas que hoje a comprovam, o luxo da cidade luz surgiu graças à Luís XVI e um grande truque de marketing que a transformou na cidade mais visitada do mundo.

Luís XVI reinou na França de 1774 a 1792, e no início o país não exercia grandes domínios na moda. Determinado a tornar a França diferente de seus rivais europeus, o rei decidiu que a tornaria uma superpotência mercantil, trazendo um mercado extremamente lucrativo: o luxo.

Resultado de parcerias entre o rei e brilhantes artistas, artesãos designers e inventores, a França entrou no mais extraordinário período de criatividade da história, que também mudou a maneira de fazer compras. Nas duas últimas décadas do século XVII, os clientes que antes compravam em um balcão, onde as lojas não passavam de um depósito de mercadorias, passaram pela primeira vez a entrar nas lojas.

No verão de 1676, o rei colocou em prática um de seus planos de marketing mais excêntricos e importou caríssimos cisnes brancos para trazer elegância ao rio Sena, ordenando pontos estratégicos como o local de passeio favorito da capital, o Cours-la-Reine, onde parisienses e viajantes poderiam exibir sua boa-aparência, desfilar os novos modelos da moda e observar aves exóticas. A iluminação pública, ícone da cidade luz, também recebeu atenção especial.

No final do século XVII já era possível ver um comentarista preparando os estrangeiros para a nova experiência francesa: “Até mesmo a parisiense comum estará mais magnificamente vestida do que as mais elegantes senhoras em seus países natais”.

Stephany Melo3 Posts

Estudante de jornalismo e dona do blog Garota da cidade. Apaixonada por moda, arte e tudo o que for vintage

0 Comments

Leave a Comment

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password