Arte digital

Artista gera polêmica ao ganhar concurso com foto criada com inteligência artificial

Por Equipe Editorial - abril 19, 2023
318 0
Pinterest LinkedIn

A inteligência artificial segue gerando polêmicas em concursos artísticos. O artista alemão Boris Eldagsen gerou debates ao ganhar o prestigioso prêmio de fotografia Sony World Photography Awards, com uma imagem gerada inteiramente com a ajuda de Inteligência Artificial (IA). Acusado pelo júri de ter “mentido deliberadamente”, Eldagsen disse ter sido transparente sobre a natureza de sua obra, mas decidiu recusar o prêmio.

A obra “Pseudoamnésia: O Eletricista” é uma imagem em tom sépia, que mostra duas mulheres de frente para a câmera, como se fosse uma fotografia do início do século XX. Ele recebeu o prêmio de melhor fotografia criativa do Sony World Photography Awards em março.

A fotografia é um dos campos artísticos mais afetados pelo advento da IA, que permite a qualquer pessoa criar imagens ultrarrealistas simplesmente conversando com um “chatbot”.

No ano passado, uma obra de arte criada com IA ganhou prêmio em um concurso no Colorado (Estados Unidos) e causou polêmica.

Eldagsen disse em entrevista que sua proposta tinha como objetivo estimular o debate em torno da IA. “Eu competi para provocar, para saber se as competições estão prontas para a chegada da IA. Não estão”, disse ele.

Em um comunicado, o concurso fotográfico afirmou que, a pedido do artista, retira a obra da competição. “Levando-se em conta suas ações e declarações subsequentes (…) não acreditamos mais que seja possível ter um diálogo construtivo com ele”, afirmou o Sony World Photography Awards em seu comunicado.

Com informações da Agence France-Presse.

Leia também: Britânico usa inteligência artificial para criar selfies de figuras históricas

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários