arte do dia

25 dicas de como misturar cores primárias

Aprenda na prática a trabalhar misturas para obter um resultado melhor nos seus trabalhos

Por Equipe Editorial - julho 10, 2019
851 0
Pinterest LinkedIn

Aqui, não estamos preocupados com a Teoria das Cores, mas sim com a sua prática: isto é, como combinar pigmentos para obter os tons necessários. Mesmo assim, o conhecimento do Círculo Cromático, aliado à compreensão da diferença entre cores primárias, secundárias e terciárias, tornará sua mistura de cores muito mais fácil.

1. Você não pode utilizar misturas para obter cores primárias

Ao combinar cores para criar novos tons, existem três cores básicas que não podem ser feitas misturando-se outras. Conhecidas como cores primárias, elas são vermelho, azul e amarelo.

2. O que acontece se você misturar cores primárias?

Se você combinar duas cores primárias, criará algo chamado cor secundária. Por exemplo, misturar vermelho e azul produz roxo; amarelo e vermelho fazem laranja; azul e amarelo combinados fazem verde; vermelho e azul fazem roxo. O tom exato da cor secundária que você cria depende de qual vermelho, azul ou amarelo você usa (claro ou escuro) e das proporções usadas. Se você misturar três cores primárias, você criará o preto.

3. Quais tons primários específicos devo misturar?

Depende da cor secundária que você quer e da tonalidade da cor que você pretende criar. Misturar um amarelo cádmio profundo com ocre vermelho produz um laranja ligeiramente diferente daquela criada com um amarelo titânio. Basicamente, cada par diferente de cores primárias produzirá um secundário diferente.

cores primárias; Tintas em copos

4. Julgando o quanto de cada cor primária usar

A proporção exata de vermelho e amarelo que você mistura ao criar laranja determina o tipo exato de laranja que você obtém. Por exemplo, se você misturar mais vermelho que amarelo, terá um laranja avermelhado; se você adicionar mais amarelo que vermelho, você obtém um laranja amarelado. Brinque com as cores que você tem e experimente diferentes combinações e proporções. Apenas lembre-se de manter um registro de suas experiências!

Misturando tintas

5. Posso comprar vermelhos, azuis e amarelos pré-misturados?

Sim. Hoje em dia você pode comprar uma variedade muito ampla de vermelhos, azuis e amarelos primários, como: azul cobalto, azul-caribe, azul-celeste, azul da Prússia e azul de Sevres, entre outros. Os tipos de vermelho incluem carmesim alizarina, vermelho de cádmio, escarlate de cádmio, carmim e vermelho veneziano, para citar apenas alguns; enquanto amarelos incluem amarelo cádmio, amarelo de Nápoles, amarelo limão e amarelo ocre.

6. Para as cores mais brilhantes use pigmentos únicos

Para os resultados mais intensos e luminosos, use o número mínimo de pigmentos. Idealmente, certifique-se de que as duas tintas que você está misturando sejam feitas de um único pigmento. Em caso de dúvida, verifique o rótulo: a maioria das tintas especificam o(s) pigmento(s) usado(s).

pigmentos brilhantes

7. Como obter cores terciárias?

Misturar uma cor primária e secundária (como vermelho + verde) ou duas cores secundárias (como laranja + verde) produz algo chamado cor terciária. Cores terciárias como Azul-Púrpura, Amarelo-Verde, Verde-Azul, Laranja-Amarelo, Vermelho-Laranja e Roxo-Vermelho são todas criadas pela combinação de uma cor primária com uma secundária.

8. Sempre adicione sombra à luz

Ao combinar cores, lembre-se de que é necessária apenas uma pequena quantidade de cor escura para alterar a cor da luz. Agora se você quer adicionar luz é preciso uma quantidade muito maior de uma cor clara para trocar a cor escura. Portanto, sempre adicione escuro (por exemplo, azul) à luz (por exemplo, branco), e não o contrário.

9. Como você obtém branco ou preto?

Embora esses dois sejam usados para clarear ou escurecer cores, nenhum deles é usado para “criar” cores, portanto, eles não são geralmente incluídos na teoria de mistura de cores. A maioria dos pintores compra tintas brancas ou pretas específicas, embora seja possível criar a cor preta combinando vermelho, azul e amarelo (ou ciano, magenta ou amarelo).

10. Sempre adicionar opaco a transparente

Semelhante à situação de misturar a sombra à luz, lembre-se de que apenas uma pequena quantidade de cor opaca é necessária para trocar uma cor transparente. Então, faça questão de adicionar opaco a transparente, e não vice-versa.

11. Mesclando cores complementares

Cada cor primária (vermelho, amarelo, azul) tem sua cor própria e complementar (seu oposto completo nos termos da teoria das cores), que fica na frente da roda de cores. Assim, azul e laranja são complementares; como são o vermelho e o verde, o roxo e o amarelo.

cores primárias; círculo-cromático

A complementar de uma primária é feita misturando as outras duas primárias. No entanto, tenha cuidado ao colocar uma cor primária ao lado de sua tonalidade complementar em uma tela. Isso ocorre porque seus comprimentos de onda totalmente diferentes podem causar problemas para o olho e criar distorção óptica. Por outro lado, colocar cores complementares próximas umas das outras tendem a fazer as outras parecerem mais brilhantes e mais intensas.

12. Não misture até atingir uma cor homogênea

Ao combinar duas cores na sua paleta de artistas, não as misture muito completamente. Não espere até ter um resultado de mistura totalmente consistente. Você obtém um efeito muito melhor e mais interessante misturando-os rapidamente e, em seguida, aplicando a mistura na tela.

13. Misturando cores quentes e frias

Cada tom é considerado ligeiramente “quente” ou ligeiramente “frio”. Por exemplo, como um grupo, amarelos e vermelhos e considerados cores quentes, enquanto o azul é frio. Além disso, dentro de cada cor há tons mais quentes ou mais frios no seu grupo de cores.

cores primárias e secundárias; Circulo-Cromático-Chromatic-Circle
Imagem do site Só Hélices

Assim, você pode ter um azul-celeste “quente” ou amarelo-limão frio, embora os amarelos normalmente permaneçam mais quentes que os azuis. O ponto é que misturar duas cores quentes produz uma secundária quente, enquanto adicionar uma cor quente a uma cor fria produz um efeito mais neutro.

14. Como criar um verde limpo

Para criar uma cor verde limpa, adicione Phtalo Blue ao Amarelo Limão.

15. Como criar um verde lamacento

Para criar uma cor verde lamacenta, adicione Ultramarine ao Amarelo Limão.

The Water Lily Pond - Claude Monet (1899)
The Water Lily Pond – Claude Monet (1899)

16. Qual é a melhor paleta para fazer cores limpas?

Uma boa paleta de belas artes para criar cores limpas pode conter as seguintes tintas: Cádmio Vermelho (amarelo-vermelho); Rosa permanente (vermelho azul); Phtalo Blue (azul de tom verde); Ultramarine Francês (vermelho-tom azul); Viridiano (azul-tom verde); Phtalo Green (verde com tom amarelo); Amarelo limão (verde-amarelo); Amarelo de cádmio (vermelho-tom amarelo).

Paleta sobre mesa

17. Misturando cinzas e marrons

As cores terciárias, cinza e marrom, contêm todas as três cores primárias. Eles são feitos combinando as três cores primárias ou, alternativamente, uma cor primária e secundária. Lembre-se, as cores secundárias são compostas de duas primárias. Para obter o tom necessário, experimente (digamos) misturar diferentes combinações (e proporções) das três primárias.

18. Qual é a maneira mais rápida de criar um marrom?

Consulte a roda de cores e misture uma cor primária com a sua complementar. (Lembre-se que a complementar de uma primária é feita a partir de uma mistura das outras duas primárias). Por exemplo, adicione vermelho a verde, amarelo a roxo ou azul a laranja. Cada uma dessas combinações produz um marrom diferente.

artista-pintando

19. Como fazer um marrom terra?

Para criar um marrom terra, misture cores vermelho e verde.

20. Qual é a maneira mais rápida de criar um cinza?

Misture laranja com azul e adicione branco. Você precisará de mais azul que laranja, mas brinque com branco e veja o quanto você precisa. Alternativamente, misture azul com um tom de terra como umber cru ou sienna queimado.

21. Como fazer um cinza delicado?

Para criar um cinza delicado, adicione misturas de branco a vermelho-verde.

Quadro cinza

22. Como fazer um cinza quente?

Para criar um cinza quente, misture roxo com amarelo.

23. Como suavizar as cores?

Se uma cor parece muito estridente, você pode torná-la mais sutil com uma cor complementar ou com uma cor de terra. Por exemplo, você pode atenuar tons vermelhos e verdes com umber bruto. Ou você pode esfriar um vermelho quente com um pouco de verde. Em comparação, adicionar preto a uma cor tende a enfraquecê-la.

Misturando-cores-primárias

24. Como impedir que as cores terciárias se tornem enlameadas?

Basicamente, quanto mais cores você misturar, maior o perigo de produzir um resultado lamacento. Então, se o seu marrom ou cinza estiver ficando lamacento, limpe-o e comece de novo, em vez de adicionar mais cor.

25. Use cores puras para melhorar o contraste

Para máxima cromaticidade (cor / brilho), é melhor usar uma cor pura em vez de uma cor mista. Quando dois pigmentos são combinados, sua intensidade relativa diminui. Por exemplo, se você quiser um verde intenso, use um único pigmento verde em vez de misturar azul e verde.

Fonte

Comentários

Please enter your comment!
Please enter your name here