Théodore Chassériau estudou no estúdio de Jean-Auguste-Dominique Ingres, mas foi subsequentemente fortemente influenciado pelas obras de Paul Delaroche e de Eugène Delacroix, cuja escola seguiu.
Foi um bem conhecido retratista e pintor de cenas históricas e mitológicas. Uma das suas obras, o Tepidário de Pompeia (1853) está em exposição no Museu do Louvre.
As suas obras mais conhecidas de Théodore Chassériau são:
Quando faleceu, deixou diversas gravuras de temas das obras Otelo e Hamlet de William Shakespeare.
O tepidário (em latim: tepidarium) era o local do banho morno (tépido) nas termas romanas, local de banho público na Roma Antiga.
O tepidário sucedia ao caldário e, também como este, possuía um hipocausto (espécie de porão onde o ambiente era aquecido). Sua função era, principalmente, resfriar o corpo do banhista antes de seguir para o frigidário
O tepidário, nas Termas de Roma, era um grande círculo no corredor central, para onde todos os outros corredores se dirigiam. Provavelmente era local onde os banhistas se agrupavam antes de se dirigir a um dos outros banhos (no caldário ou no frigidário). Ali o tepidário era ornamentado por ricos mármores e belos mosaicos; recebia sua iluminação através de janelas de ventilação nos lados, na frente e na parte de trás – e era onde parece ser o lugar destinado para as mais belas obras de arte: foi assim, por exemplo, nas Termas de Caracala, onde alguns dos ornamentos foram transportados para o Vaticano e o Museu de Nápoles, depois de descobertos nas escavações ordenadas pelo Papa Paulo III, em 1546.
Baixe esta imagem em alta resolução AQUI
A técnica de assemblage, caracterizada pela junção de objetos diversos para formar composições tridimensionais, emergiu…
Paulo Nazareth (1977, Governador Valadares, MG) ocupa hoje uma posição singular no campo da arte…
Lygia Clark (1920–1988) é uma das artistas mais decisivas na reformulação dos paradigmas da arte…
De 14 de maio a 8 de junho de 2025, a cidade de Paris recebe…
A icônica pintura “Madame X” é o destaque da grandiosa mostra “Sargent and Paris”, em…
A artista mineira Sonia Gomes, um dos nomes mais potentes da arte contemporânea brasileira, celebra…