artes tradicionais

A arte grega e seus diferentes períodos

Entenda a divisão e as características de cada fase artística grega.

Por Equipe Editorial - setembro 4, 2019
142 0
Pinterest LinkedIn

Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora as fases artísticas se sobreponham, cada momento reflete uma nova estética.

Como tantos séculos e fases diferentes abrangem a arte grega antiga, o que tentaremos fazer brevemente é dividi-la em partes contextualizadas numa linha cronológica.

Frequentemente considerada uma das mais influentes do mundo na História da Arte, é importante lembrar que a produção artística grega era composta principalmente de vasos, escultura e arquitetura. Além disso, durou cerca de 1.600 anos, perpassando por diversos momentos históricos.


As diferentes fases da arte grega antiga

Arte Micênica

A arte micênica ocorreu de aproximadamente 1550 a 1200 a.C. no continente grego. Embora as culturas micênica e grega fossem duas entidades separadas, elas ocuparam as mesmas terras sucessivamente.

Além de projeções arquitetônicas, incluindo alvenaria ciclópica e túmulos de “colméias”, os micênicos eram incríveis ourives e oleiros.

Eles elevaram a cerâmica de meramente funcional a lindamente decorativa e seguiram direto da Idade do Bronze para seu próprio apetite insaciável por ouro. Suspeita-se que os micênicos eram tão ricos que não estavam satisfeitos com uma liga humilde.

Em 1184 a.C., a partir da derrota de Tróia para os Gregos, a cultura micênica diminuiu e morreu, seguida por uma fase artística conhecida como sub-micênica e / ou a “Idade das Trevas”. Esta fase, com duração de c. 1100-1025 a.C., viu um pouco de continuidade com os feitos artísticos anteriores, mas sem inovações.

De c.1025-900 a.C., a fase proto-geométrica viu a cerâmica começar a ser decorada com formas simples, faixas pretas e linhas onduladas. Além disso, a técnica de modelagem de vasos também estava sendo refinada.

arte grega; Máscara funerária, que é, por vezes, atribuída a Agamémnon, 1500 a.C., 26 cm de altura, Museu Arqueológico Nacional de Atenas.
Máscara funerária, que é, por vezes, atribuída a Agamémnon, 1500 a.C., 26 cm de altura, Museu Arqueológico Nacional de Atenas.

Arte Geométrica

Arte geométrica se desenvolveu entre 900-700 a.C. A decoração da cerâmica foi além de formas simples, incluindo também animais e seres humanos. Tudo, no entanto, foi renderizado com o uso de formas geométricas simples.

O período geométrico da arte grega antiga ocorreu durante o desenvolvimento das primeiras cidades-estados gregas. Os padrões desse período eram de natureza angular e as pessoas eram frequentemente representadas por figuras de palitos.

arte grega; Vaso grego do Período Geométrico
Detalhe – Vaso grego do Período Geométrico. Collections of the Louvre (Department of Greek, Etruscan, and Roman Antiquities).

Os períodos arcaico, clássico e helenístico subsequentes, continham fases “inicial, alta e tardia” separadas, como o Renascimento italiano seguiria adiante.


Arte Arcaica

Templo de Apolo, em Pesto (Itália), região que pertenceu a chamada Magna Grécia. Construído no período Arcaico, no século VI a.C. Foto: francesco pecci / Shutterstock.com
Templo de Apolo, em Pesto (Itália), região que pertenceu a chamada Magna Grécia. Construído no período Arcaico, no século VI a.C. Foto: francesco pecci / Shutterstock.com

De c. 700-480 a.C., tivemos uma fase de orientalização (735-650 a.C.). Nela, elementos de outras civilizações (Oriente Próximo) começaram a se infiltrar na arte grega.

A fase arcaica é mais conhecida pelo início de representações realistas de seres humanos e esculturas monumentais de pedra. Foi durante esse período que as estátuas de calcário kouros (masculino) e kore (feminino) foram criadas, sempre representando jovens, nus e sorridentes.


Veja mais


Arte Clássica

arte grega; período clássico

A Arte Clássica (480-323 a.C.) foi criada durante uma “Era de Ouro”, marcada desde o momento em que Atenas se tornou a mais poderosa cidade-estado grega até a morte de Alexandre, o Grande.

Esta fase testemunhou um grande realismo de forma, bem como um aumento nas representações de narrativas. Os objetos não apenas retratavam pessoas e atividades comuns, mas também capturavam cenas nas quais os deuses estavam trabalhando ou brincando.

As figuras eram frequentemente pintadas de vermelho, em vez de preto – como no período anterior – e com grande detalhamento. O Partenon de Atenas foi construído durante esse período, que também testemunhou um florescimento da escultura.


Veja mais


Arte Helenística

arte grega; período helenístico
Alexandre, o Grande e Dario III da Pérsia na Batalha de Gaugamela. Mosaico Romano de c.100 a.C. da Casa do Fauno na Pompeia.

Ela está associada ao reinado de Alexandre, o Grande. Sob seu reinado, a arte grega foi espalhada para novos territórios, onde frequentemente se misturava à arte local.

Nessa fase, a produção artística tende a ser mais “enérgica”, e mostra cenas heróicas, como Athena lutando contra um gigante.

A arte grega influenciaria profundamente a romana e, portanto, teria efeitos duradouros em toda a arte ocidental.


Veja mais


Você quer receber e-books, informações sobre cursos, palestras e mercado de arte?


Fontes

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar de