arte do dia

Yury Annenkov. Suas ilustrações e retratos

Por Equipe Editorial - junho 21, 2020
3423 0
Pinterest LinkedIn

Yury Pavlovich Annenkov (russo: também conhecido como Georges Annenkov), nasceu em 23 de julho 1889 em Petropavlovsk, Oblast de Akmolinsk, Império Russo  e morreu em 12 de julho de 1974 em Paris, França), foi um artista russo conhecido principalmente por suas ilustrações de livros e retratos. Ele também trabalhou para teatro e cinema (design).

Yury Annenkov nasceu em uma família bem conhecida (entre seus antepassados ​​estava Pavel Annenkov, editor de Alexander Pushkin); seu pai, Pavel Annenkov, esteve envolvido em atividades revolucionárias que o levaram ao exílio na Sibéria. Os Annenkovs voltaram para São Petersburgo em 1892.

Yuri Annenkov
Yuri Annenkov (self-portrait,1910). wikipedia

Em 1908, Annenkov entrou na Universidade de São Petersburgo e assistiu às aulas de estúdio de Savely Seidenberg, juntamente com Marc Chagall. No ano seguinte, 1909, ele participou do estúdio de Jan Ciągliński.

Em 1911-1912, Annenkov mudou-se para Paris para trabalhar nos estúdios de Maurice Denis e Félix Vallotton. Em 1913, Annenkov trabalhou na Suíça. Após seu retorno a São Petersburgo em 1914, Annenkov contribuiu principalmente para revistas (Satirikon, Teatr i Iskusstvo, Otechestvo) e trabalhou para os teatros.

Portrait_of_Vladimir_Antonov-Ovseenko_by_Yury_Annenkov_(1923)
Portrait of Vladimir Antonov Ovseenko by Yury Annenkov_(1923). wikicommons
Vladimir Antonov-Ovseenko era um líder e diplomata bolchevique.

Em 1922 teve o livro “Retratos” que continha 80 fotos das figuras importantes da arte russa da época (Gorki, Zamyatin, Remizov, Sologub, Blok, Akhmatova a.O.) feitas em 1906-1921. O livro também incluiu ensaios de Yevgeny Zamyatin e Mikhail Kuzmin. Ele se juntou ao Mir Iskusstva.

Annenkov deixou a Rússia em julho de 1924, primeiro morando na Alemanha e depois se instalando em Paris. Ele continuou a trabalhar como artista e serviu como figurinista de filmes. Ele foi co-indicado com Rosine Delamare para o Oscar de Figurinos por seu trabalho no filme The Earrings of Madame de … (1953).

Yury Annenkov
yuri pavlovich annenkov (Adao e eva 1918)

Veja também:

https://arteref.com/movimentos/a-vanguarda-russa/
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários