Arte Moderna

Salvador Dalí: um dos maiores símbolos da pintura surrealista

Saiba mais sobre a vida de Dalí, suas fases artísticas e a análise de suas obras mais famosas.

Por Equipe Editorial - junho 4, 2024
3417 0
Pinterest LinkedIn

Salvador Dalí, uma das figuras mais originais, inovadoras e famosas da história, foi um artista espanhol que deixou sua marca no mundo da arte de uma forma que poucos conseguiram fazer. Lembrado por sua produção criativa, ele trabalhou como pintor, escultor, designer de produtos, cenografia e foi um dos primeiros artistas a se aventurar na indústria cinematográfica.

Conhecido por uma marca única de surrealismo, ele combinou temas de vanguarda com estilo acadêmico, abrindo caminho para as futuras gerações de artistas. Sua linguagem visual, assim como seu comportamento pessoal e ações públicas, permanecem bizarros, intrigantes e inspiradores.


Biografia e iniciação artística de Salvador Dalí

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech nasceu em 1904, na pequena cidade de Figueres, perto da fronteira francesa na Catalunha, Espanha.

Seu irmão mais velho, que também se chamava Salvador, morreu com apenas dois anos, em 1903. Quando criança, Dalí foi levado ao túmulo e informado por seus pais de que ele era a reencarnação de seu irmão, uma ideia que o artista veio acreditar e depois incorporar às suas obras.

O interesse de Dalí pela arte se desenvolveu com sua participação na escola de desenho, onde se matriculou na Real Academia de Belas Artes de San Fernando, aos 18 anos. Nessa época, experimentou o cubismo, um estilo artístico ainda não conhecido e popularizado em Madri.

dali
Carteira de estudante para a Residência de Estudiantes na Academia de Pintura de Madrid, 1924-1925.

Dalí nunca se formou na Academia – ele foi expulso em 1926, pouco antes dos exames finais, quando foi acusado de iniciar um conflito. Nesse mesmo ano, fez sua primeira visita a Paris, onde conheceu Pablo Picasso.


O surrealismo em suas obras

salvador-dali
Salvador Dali | O Sono, 1937

Como estudante de arte em Madri e Barcelona, ​​Dalí assimilou um grande número de estilos artísticos e exibiu instalações técnicas incomuns como pintor.

Foi no final da década de 1920, no entanto, que dois eventos provocaram o desenvolvimento de seu estilo artístico maduro: a descoberta dos escritos de Sigmund Freud sobre o significado erótico das imagens subconscientes e sua afiliação aos Surrealistas de Paris, um grupo composto por artistas e escritores que procuraram estabelecer a “realidade maior” do subconsciente humano sobre a razão.

Para despertar imagens do seu subconsciente, Dalí começou a induzir-se em estados alucinatórios por um processo que ele descreveu como “crítico paranoico”. Quando adotou esse método, seu estilo de pintura amadureceu com uma rapidez extraordinária e, de 1929 a 1937, ele produziu as pinturas que o tornaram o artista surrealista mais conhecido do mundo.

Salvador Dalí descreveu um mundo onírico no qual objetos comuns são justapostos, deformados ou metamorfoseados de maneira bizarra e irracional. Retratou esses objetos com detalhes meticulosos, quase dolorosamente realistas, e geralmente os colocava em paisagens sombrias e ensolaradas, que lembram sua terra natal na Catalunha.


Transforme - Banner Instaarts

Esculturas

Salvador Dali criou várias esculturas-objetos surrealistas, principalmente o Lobster Telephone e The Mae West Lips Sofa.

  • lobster-telephone-1936
  • The Mae West Lips Sofa

Dalí acreditava que alguns objetos podiam revelar desejos secretos do inconsciente (fortes conotações sexuais). Dois exemplos disso são lagostas e telefones. Em Lobster Telephone, a cauda do crustáceo, onde suas partes sexuais estão localizadas, é colocada diretamente sobre o bocal do dispositivo.

Sobre o sofá, Dalí o projetou com seu patrono inglês Edward James. Os lábios da símbolo sexual e estrela de cinema Mae West foram a inspiração para a obra.


O Simbolismo na obra de Salvador Dalí

Dalí usou muitos símbolos recorrentes ao longo de sua carreira. Além dos relógios de fusão e da noção de tempo, outros frequentemente usados ​​incluem formigas, elefantes, lagosta e comida em geral.

O elefante de pernas longas é um símbolo recorrente e um dos ícones mais conhecidos nas suas obras. A imagem de um elefante apareceu pela primeira vez em seu trabalho de 1944, intitulado “Sonho Causado pelo Vôo de uma Abelha ao redor de uma Romã por Segundo antes de Despertar”, e também em “A Tentação de Santo Antônio e Cisnes Refletindo Elefantes”.

Salvador Dali - the elephant
Salvador Dali| The Elephants, 1948.

Sua pintura de 1948, intitulada Os Elefantes, difere das demais porque se concentra principalmente na imagem do elefante como figura principal, combinada com o fundo vazio e deserto.

Os elefantes de Dali são um ótimo exemplo de como o senso de realidade fantasma é criado. Ele contrasta as associações clássicas de força, domínio e poder, dando aos elefantes pernas longas, magras e quase parecidas com aranhas, criando a ideia de ausência de peso.

Outras figuras frequentemente usadas, como o ovo, simbolizam esperança e amor, pois Dali o conecta aos sentimentos pré-natais e primitivos, como parece em obras como “O Grande Masturbador” e “A Metamorfose de Narciso”. Contrário a isso, Dali vê formigas e gafanhotos como símbolos de morte e decadência.


Principais obras

O Grande Masturbador, 1929

Salvador-Dali-The-Great-Masturbator-via-museoreinasofia.es_
Salvador Dali | The Great Masturbator, 1929.

Enquanto observamos The Great Masturbator, uma das maiores obras de Dali, os novos elementos parecem surgir constantemente da composição. Tudo começa com a popular formação rochosa em Cap de Creus, que é prolongada para formar uma cabeça voltada para baixo. Por trás, uma mulher parecida com a sua nova musa, Gala, surge em êxtase sexual, pronta para realizar uma felação na figura masculina, vista apenas da cintura para baixo.

A pintura apresenta um gafanhoto e um enxame de formigas, que Dalí intitulou como a figura que representa sua ansiedade sexual. O artista passou por uma transformação do grande masturbador para o grande amante, com a aparição de Gala em sua vida? A cabeça do rock continuou aparecendo também em obras de arte futuras, tornando-se o símbolo de suas interpretações críticas paranoicas de seu mundo único.


A Persistência da Memória, 1931

Salvador Dali | The Persistence Of Memory
Salvador Dali | The Persistence Of Memory, 1931.

De longe, a pintura de surrealismo mais popular do mundo, embora Salvador Dali não fosse mais parte do movimento artístico, The Persistence of Memory continua a oferecer inúmeras representações, significados, simbólicos e interpretações. As imagens inesquecíveis dos relógios derretidos, a rocha conhecida no Cap de Creus, na Catalunha, que parece uma cabeça, a oliveira sem folhas, o enxame de formigas, as paisagens desertas de Cadaqués e sua amada terra natal – todos os elementos que o artista usaria ao longo de toda a sua carreira.

Pensa-se que a obra de arte seja um auto-retrato em estado de sonho, no qual os relógios derretidos simbolizam a passagem do tempo, como se experimenta enquanto dorme. Outra opinião popular sugere que Dalí estava incorporando uma compreensão do mundo introduzida pela teoria da relatividade especial de Albert Einstein.

Questionado sobre se esse era realmente o caso, Dalí respondeu que os relógios macios eram inspirados meramente pela percepção surrealista de um “queijo Camembert de espaço e tempo macio, extravagante, solitário, crítico e paranoico” derretendo ao sol. Nos anos 1970, Dali revisitou seus relógios macios em esculturas como Dança do Tempo I, II e III, Nobreza do Tempo, Persistência da Memória e Perfil do Tempo. Ele também os trouxe para litografias.


Amplie - Banner Instaarts

Sonho Causado pelo Vôo de uma Abelha ao redor de uma Romã por Segundo antes de Despertar, 1944

Salvaodr Dali
Salvador Dali | Dream Caused by the Flight of a Bee around a Pomegranate a Second Before Awakening, 1944.

É outra das “fotografias pintadas à mão” de Dalí, na qual vemos Gala como um nu reclinado flutuando sobre uma rocha em Pont Lligat, em estado de sonho. Embora ele tenha começado a explorar a fissão nuclear e a energia atômica exatamente quando essa peça foi pintada, os sonhos ainda estavam no centro de sua criação.

Uma abelha, simbolizando a Virgem, voa acima de uma romã, um símbolo cristão de fertilidade e ressurreição, do qual há um peixe-rocha Yelloweye estourando, dando vida a um tigre em fúria, que depois vomita outro tigre, que depois vomita uma baioneta prestes a perfurar o braço de Gala. No fundo, Dali mostra um elefante pela primeira vez, nesta versão com longas pernas de flamingo e baseado no elefante e no obelisco de Bernini, na Piazza Santa Maria sopra Minerva, em Roma. O pintor ilustra “a descoberta de Freud do sonho típico com uma narrativa longa”, na qual qualquer um dos elementos de pesadelo pode fazer com que o sujeito acorde.


A Desintegração da Persistência da Memória, 1954

Salvador
The Disintegration of the Persistence of Memory, 1954.

Medindo menos que A Persistência da Memória, com apenas 25,4 x 33 cm, a sequência da famosa pintura ganhou vida 23 anos depois, mostrando a conhecida paisagem se desintegrando em átomos. Enquanto o primeiro trabalho foi criado sob a forte influência de Freud e sua análise dos sonhos, o segundo refletiu sobre o fascínio de Dalí pela ciência da era atômica e pelo mundo exterior da física, guiado pelo físico teórico Dr. Heisenberg.

O cenário original foi inundado com água, quebrando o que está por baixo e por cima da superfície. O chão agora está dividido em formas de tijolo, flutuando sob os mísseis atômicos que sugerem que a humanidade poderia causar sua própria destruição.

O artista acrescentou outro relógio derretido, possivelmente trazido pela água, e a imagem de um peixe, que parece refletir o auto-retrato da rocha por baixo, como símbolo da vida. De certa forma, a pintura representa a perda de interesse de Dali pelo surrealismo e o anúncio de seu interesse recém-descoberto em física e religião nuclear.


Veja também


Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários