3 artistas que todos precisam conhecer em NY
Falar bem do MoMA – Museum of Modern Arts em Nova Iorque, já virou clichê. Quem tem um conhecimento mínimo de artes sabe bem que esse é o lugar imperdível para se visitar. Sempre.
Picasso e sua obra prima: Les Demoiselles d’Avignon, estão lá, assim como a Dança de Matisse e a mais incrível pintura de todos os tempos, na minha humilde opinião : Noite Estrelada de Van Gogh!
Fora a coleção permanente de tirar o fôlego, as exposições temporárias sempre arrasam. Esse mês, os privilegiados que estiverem de passagem por NY não podem perder. De uma tacada só é possível visitar Jackson Pollock, Marcel Broodthaers e Edgar Degas. Cada um em seu momento e estilo únicos, marcando presença e revolucionando a história da arte.
Marcel Broodthaers, o escritor frustrado que desistiu de ver seus livros e poemas emplacando um sucesso, jogou as palavras para o alto e resolveu mergulhar na arte conceitual. Suas obras finalmente encontraram a receptividade que ele tanto buscava e Broodthaers se tornou um dos maiores precursores da arte contemporânea, com suas instalações cheias de ironias e significados dúbios.
Obras em Destaque
Jackson Pollock, um dos ídolos máximos da produção artística norte-americana, e pai do Expressionismo abstrato, também é homenageado com uma retrospectiva e seus belíssimos quadros mostram porque ele é tão querido.
Para fechar com chave de ouro, um passeio pelo mundo de Edgar Degas, muito conhecido pelas suas bailarinas impressionistas.
Além da dança, a exposição revela outro lado do pintor, com seus retratos cruéis da cena underground parisiense, de bordéis, bares e burgueses aflitos. Interessante ver como as “belas, recatadas e do lar” já eram ultrapassadas na Paris do século XIX!
Uma dica: às sextas-feiras a partir das 16h a entrada é franca.
Veja mais sobre o Moma aqui:
https://arteref.com/diversos/novo-mecanismo-de-busca-no-site-do-moma/
https://arteref.com/fotografia/vik-muniz-fala-no-moma/