Arte no Mundo

3 artistas que todos precisam conhecer em NY

Por Gabriela Albuquerque - abril 29, 2016
19295 1
Pinterest LinkedIn

Falar bem do MoMA – Museum of Modern Arts em Nova Iorque, já virou clichê. Quem tem um conhecimento mínimo de artes sabe bem que esse é o lugar imperdível para se visitar. Sempre.

Picasso e sua obra prima: Les Demoiselles d’Avignon, estão lá, assim como a Dança de Matisse e a mais incrível pintura de todos os tempos, na minha humilde opinião : Noite Estrelada de Van Gogh!

Fora a coleção permanente de tirar o fôlego, as exposições temporárias sempre arrasam. Esse mês, os privilegiados que estiverem de passagem por NY não podem perder. De uma tacada só é possível visitar Jackson Pollock, Marcel Broodthaers e Edgar Degas. Cada um em seu momento e estilo únicos, marcando presença e revolucionando a história da arte.

 

Marcel Broodthaers
Marcel Broodthaers – das letras à imagem

Marcel Broodthaers, o escritor frustrado que desistiu de ver seus livros e poemas emplacando um sucesso, jogou as palavras para o alto e resolveu mergulhar na arte conceitual. Suas obras finalmente encontraram a receptividade que ele tanto buscava e Broodthaers se tornou um dos maiores precursores da arte contemporânea, com suas instalações cheias de ironias e significados dúbios.

IMG_1486
Jackson Pollock

 
Jackson Pollock, um dos ídolos máximos da produção artística norte-americana, e pai do Expressionismo abstrato, também é homenageado com uma retrospectiva e seus belíssimos quadros mostram porque ele é tão querido.

Para fechar com chave de ouro, um passeio pelo mundo de Edgar Degas, muito conhecido pelas suas bailarinas impressionistas.

Além da dança, a exposição revela outro lado do pintor, com seus retratos cruéis da cena underground parisiense, de bordéis, bares e burgueses aflitos. Interessante ver como as “belas, recatadas e do lar” já eram ultrapassadas na Paris do século XIX!

 

IMG_1579
Edgar Degas – “Belas, recatadas e da vida…”

 

Uma dica: às sextas-feiras a partir das 16h a entrada é franca.

www.moma.org

 

Veja mais sobre o Moma aqui:

Rain Room, NYC 37˚C, MoMA

Novo mecanismo de busca no site do MoMA

Vik Muniz fala no MoMa

 

 

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários