Na belíssima cidade de Aix-Provence, no sul da França, descobri que o ateliê de um dos meus maiores ídolos era aberto ao público e corri para conhecer. A casa, bem ao estilo provençal, fica em uma rua íngreme que dará aos pés da famosa Montanha Santa Vitória, presente em inúmeras pinturas de Paul Cézanne.
Somente a parte de fora pode ser fotografada e por isso não conseguirei compartilhar a imagem que me encheu de emoção. Trata-se da grande sala ateliê de Cézanne. Lá ainda estão pendurados seus chapéus e casacos, bem como todo o seu material de arte: alguns velhos tubos de tinta, inúmeros pincéis, objetos e modelos, cavaletes, telas e esboços inacabados. A sensação é de que o pintor acabou de sair para uma voltinha e voltará a qualquer momento.
As janelas filtram a luz exuberante da região provençal e graças a elas é possível se imaginar dentro de um quadro impressionista.
De família abastada, Cézanne conseguiu adquirir essa casa com a ajuda de seu pai, que mesmo lutando contra a profissão do filho, percebeu que seria inútil desvirtuá-lo de seu caminho artístico.
A humanidade agradece, afinal Paul Cézanne, muito mais do que um famoso pintor será sempre um dos maiores responsáveis pela magnífica história da arte ocidental, que deu uma guinada para a modernidade a partir da criatividade e talento desses impressionistas franceses, sobretudo Cézanne.
Passeio altamente recomendado para quem puder conhecer a região.
Paul Cézanne (1839-1906) foi um pintor pós-impressionista francês. Sua obra radicalmente inovadora foi além do impressionismo em busca de uma nova arte. Seu legado influenciou Picasso, Matisse, Braque e Léger.
Paul Cézanne (1839-1906) nasceu em Aix-em-Provence, no sul da França, no dia 19 de janeiro de 1839 e faleceu em Aix-em-Provence, França, no dia 22 de outubro de 1906. Com 10 anos começou a estudar desenho com o monge espanhol Joseph Gilbert. Com 13 anos ingressou no colégio Boubon, onde conheceu e tornou-se amigo do futuro escritor Émile Zola.
Em 1856 ingressou na Académie de Dessein de Aix. Em 1859, por insistência do pai, iniciou o curso de Direito na Universidade de Aix.
Veja também:
O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro convida para a inauguração da exposição individual Denso…
A Zipper Galeria inaugura no dia 8 de maio de 2025 a exposição “Tantos museus…
A técnica de assemblage, caracterizada pela junção de objetos diversos para formar composições tridimensionais, emergiu…
Paulo Nazareth (1977, Governador Valadares, MG) ocupa hoje uma posição singular no campo da arte…
Lygia Clark (1920–1988) é uma das artistas mais decisivas na reformulação dos paradigmas da arte…
De 14 de maio a 8 de junho de 2025, a cidade de Paris recebe…