Arte no Mundo

Ai Wei Wei revela transformações e translocações em Vienna

Por Marcel Darienzo - agosto 5, 2016
6627 0
Pinterest LinkedIn

Em uma exposição que toma conta de dois importantes espaços expositivos da cidade de Vienna Ai Wei Wei mostra olhares aguçados sobre movimentos migratórios e tudo o que se transforma em decorrência.

Na Belvedere, um antigo palácio que hoje serve de museu para obras-primas de artistas austríacos como Egon Schiele e Gustav Klimt, Ai Wei Wei faz cinco intervenções, três nos jardins e duas no interior do prédio.

Wei Wei-Viennna-magem_01

Na lagoa do palácio o artista instalou F LOTUS de 2016, 201 flores de lótus feitas com coletes salva-vidas utilizados por refugiados em processos de procura de abrigo, em busca de situações mais estáveis. A flor de lótus simboliza purificação e longevidade, e juntas na lagoa formam a letra F, recorrente na obra de Ai Wei Wei sempre presente com conotação política.

Wei Wei-Viennna-imagem_03

Outro trabalho que também ocupa a área externa da Belvedere é “Circle of Animals/Zodiac Heads” de 2010, onde o artista expõe as esculturas de bronze que restaram de Yuanmingyuan, o antigo castelo de verão de Pequim do século 18. As esculturas são as cabeças dos animais que simbolizam os 12 signos do zodíaco chinês.

Wei Wei-Viennna-imagem_04

Dentro do palácio da Belvedere Ai Wei Wei expõe importa a mitologia chinesa para o mundo ocidental por através da instalação de esculturas de papel de personagens de certas mitologias. Shanhaijing, 2015.

Wei Wei-Viennna-imagem_05

Wei Wei-Viennna-imagem_06

Na 21er Haus o primeiro trabalho que impressiona pela escala é a instalação de um Hall de ancestrais da dinastia Wang na principal sala expositiva. A transposição destes elementos causa uma certa confusão mental quando o visitante a vista de longe o trabalho Spouts, de 2015, uma construção minimalista feita com bicos de chaleiras quebrados, que lembram ossos em decomposição.

Wei Wei-Viennna-imagem_07

Wei Wei-Viennna-imagem_08

Veja também:

A fantástica galeria que você precisa ver em Washington.

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar de