Arte no Mundo

As melhores pinturas do grande Gustav Klimt

Veja como esta seleção de obras mostra a influência vida de Klimt em sua produção

Por Equipe Editorial - janeiro 2, 2023
17951 0
Pinterest LinkedIn

Gustav Klimt  (1862 – 1918) era um pintor austríaco conhecido principalmente por suas pinturas e murais retratando o corpo feminino. As obras são marcadas por uma dose de erotismo.

O pintor austríaco Gustav Klimt era o mais famoso defensor da Art Nouveau de Viena, ou, como o estilo era conhecido na Alemanha,  Jugendstil  (“o estilo juventude”). Ele é lembrado como um dos maiores pintores decorativos do século XX, e ele também produziu um dos órgãos mais importantes do século na arte erótica.

Inicialmente bem sucedido como um pintor acadêmico convencional, seu encontro com as tendências mais modernas em arte europeia encorajou-o a desenvolver o seu próprio estilo eclético e muitas vezes fantástico. Sua posição como o co-fundador e primeiro presidente da Secessão de Viena também assegurou que esse estilo se tornaria amplamente influentes – embora influência direta de Klimt em outros artistas era limitada. Ele nunca cortejou escândalo, mas foi perseguido em sua carreira e, embora ele nunca tivesse se casado, ele diz ter sido pai de catorze filhos.


A Fase Dourada

A “Fase Dourada” de Gustav Klimt foi a época mais bem sucedida de sua carreira, crítica e financeiramente. O nome vem do uso da folha de ouro em muitas pinturas da época. Duas das mais conhecidas são Adele Bloch-Bauer I, de 1907, e The Kiss, concluído em 1908.

melhores pinturas de Gustav Klimt
Portrait of Adele Bloch-Bauer I (1907), de Gustav Klimt.

O trabalho de Klimt com folha de ouro mostra influências da arte bizantina e dos mosaicos de Veneza e Ravenna, na Itália, destinos de viagem do artista durante um tempo. Ele começou a produzir obras com delicados detalhes feitos de folha de ouro, refletindo ao mesmo tempo o trabalho em metal de seu pai e irmão mais novo, Ernst, que morreram uma década antes.

Nesse período, o artista seguiu em direção a uma maior estabilidade através de formas estáticas e inorgânicas, com douramento dando a cada peça uma aparência cintilante. Em 1904, Gustav Klimt colaborou com outros artistas na decoração do Palais Stoclet, a casa de um rico patrono belga. Suas peças Fulfillment e Expectation são consideradas alguns dos seus melhores trabalhos decorativos.

The Kiss é considerada uma das peças definidoras do movimento Art Nouveau. Ele corajosamente incorpora as linhas orgânicas e o conteúdo natural que fluem pelas pinturas e artes decorativas da época. Comprado pelo governo austríaco enquanto ainda inacabado, The Kiss ajudou a restaurar a reputação de Gustav Klimt após a controvérsia em torno de seu trabalho no Grande Salão da Universidade de Viena, pois foi nessas circunstâncias que o pintor austríaco criou suas peças secessionistas, transformando a alegoria e o simbolismo tradicional em uma nova linguagem que era mais abertamente sexual e, portanto, mais perturbadora para alguns.

melhores pinturas de Gustav Klimt
The Kiss (1907-1908), de Gustav Klimt

Representando o auge deste período, o beijo de Gustav Klimt destaca a união mística do amor espiritual e erótico além de simbolizar a fusão do indivíduo com o cosmos eterno, um tema anteriormente explorado em obras como The Beethoven Frieze e The Tree of Life.


Confira algumas pinturas de Gustav Klimt

The Tree Of Life

melhores pinturas de Gustav Klimt
The Tree of Life (1905), de Gustav Klimt

The Beethoven Frieze

melhores pinturas de Gustav Klimt
Beethoven Frieze (1902), de Gustav Klimt

Expectetion

melhores pinturas de Gustav Klimt
Expectation (1905), de Gustav Klimt

Fulfilment

melhores pinturas de Gustav Klimt
Fulfilment (1905), de Gustav Klimt

Hope, II

melhores pinturas de Gustav Klimt
Hope II (1907), de Gustav Klimt

Via: Architectureartdesigns


Veja também:


Você quer receber e-books, informações sobre cursos, palestras e mercado de arte?

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários