Arte no Mundo

Escultura de sereia causa rebuliço na Itália

Por Equipe Editorial - maio 3, 2023
348 0
Pinterest LinkedIn

Uma escultura de sereia chamada “Il Mare” (2023) foi instalada na Praça Rita Levi-Montalcini, ao lado de um playground na pequena cidade de pescadores Monopoli – na região italiana de Puglia-, provocando controvérsias, tanto entre moradores quanto no mundo online, de pessoas que consideram o corpo da estátua “excessivamente provocante”.

“Il Mare”, a escultura da sereia

“Il Mare” é uma das obras de uma série encomendada pelo prefeito de Monopoli para a escola de arte local Luigi Rosso, em um projeto de desenvolvimento da cidade. Segundo o jornal Guardian, o diretor da escola, Adolfo Marciano, disse que os alunos tiveram a ideia por conta própria, depois de terem sido encarregados de criar um projeto com o tema do mar para a praça pública, em homenagem à renomada cientista italiana e ganhadora do Nobel Rita Levi-Montalcini.

escultura de sereia
A cientista italiana e ganhadora do Nobel Rita Levi-Montalcini. Crédito: Wikipedia

De frente, os braços cruzados da sereia levantam seus seios excepcionalmente grandes, enquanto a retaguarda, sem dúvida a parte mais atraente sobre ela, é proeminentemente definido pelo que parece ser nádegas cirurgicamente aprimoradas da variedade Kardashian.

escultura de sereia
“Il Mare” (2023) instalado na Piazza Rita Levi-Montalcini em Monopoli, Itália. Crédito: Monopoli

Moradores locais ficaram agitados pelo que consideraram uma estátua abertamente sexualizada instalada ao lado de um novo playground na praça, questionando a decisão da cidade de exibir a obra de arte perto de um local frequentado por crianças.

Outros não conseguiram ver a conexão entre a criatura mítica bem dotada e o Prêmio Nobel homenageado pela praça, com um crítico virtual mencionando que Levi-Montalcini disse uma vez: “As mulheres que mudaram o mundo nunca precisaram mostrar nada além de sua inteligência. ”

Para o diretor Marciano, a escultura é uma “homenagem à grande maioria das mulheres curvilíneas, principalmente em nosso país”. Em defesa da sereia, Marciano disse que via a escultura como uma “representação da realidade” e que teria sido “muito ruim se tivéssemos representado uma mulher extremamente magra”.

“É uma pena porque os estudantes de arte merecem ser elogiados em vez de criticados”, continuou Marciano. Nem Marciano nem quaisquer outros representantes da escola de arte Luigi Rosso estavam disponíveis para comentar.

Piadas

A internet não perdoa. Nas redes sociais, várias piadas e comparações com a escultura foram publicadas, confira algumas:

escultura de sereia
escultura de sereia

escultura de sereia
Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários