O navio de resgate financiado pelo artista de rua britânico Banksy. Foto: Thomas Lohnes / AFP via Getty Images.
Banksy, o artista de rua britânico mais famoso do mundo, tem abordado a situação dos refugiados como um tema recorrente em suas obras. Em 2020, Banksy usou o dinheiro que ganhou com a venda de suas obras para financiar um navio de busca e salvamento de migrantes que tentam deixar o norte da África em direção à Europa pelo mar Mediterrâneo.
Em 2020, Banksy abordou a capitã Pia Klemp do Sea-Watch, uma uma ONG alemã que patrulha o Mediterrâneo em missões de busca e salvamento de migrantes, na esperança de ajudar em seus esforços. “Sou um artista do Reino Unido e fiz alguns trabalhos sobre a crise dos migrantes e, obviamente, não posso ficar com o dinheiro. Você poderia usá-lo para comprar um novo barco ou algo assim? Por favor, me avise.”
O navio foi comprado e intitulado MV Louise Michel – nome de um anarquista francês do século 19. A embarcação foi pichada de rosa e traz um estêncil de Banksy inspirado no famoso “Balloon Girl”, que no navio aparece vestida com colete salva-vidas e segurando uma boia em forma de coração.
Desde então, o navio já resgatou muitas pessoas, até que no dia 25 de março de 2023, a embarcação foi apreendida pelas autoridades italianas, acusada de violar uma lei que impede os navios de realizar essas viagens de resgate.
A decisão faz parte das promessas da primeira-ministra de extrema direita da Itália, Giorgia Meloni, que desde sua campanha prometia se esforçar para bloquear a migração do norte da África para a Itália.
A notícia ganhou manchetes do mundo inteiro e começou então uma campanha nas redes sociais para combater a detenção.
Leia também: Exposição imersiva de Banksy fica em cartaz até 30 de abril de 2023 em São Paulo
O MAM Rio recebe a primeira edição brasileira de Voile/Toile – Toile/Voile (Vela/Tela – Tela/Vela),…
Beatriz Milhazes: 100 Sóis é a primeira exposição individual da artista em Salvador e reúne,…
Eduardo Kobra foi o artista escolhido para ter sua obra estampada no selo postal comemorativo…
A Galeria 18 anuncia o lançamento do Clube de Arte 18, o primeiro members club…
“O que faz um artista vender?”: a pergunta que movimenta artistas, estudantes, consultores, galeristas e…
O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro recebe a primeira exposição individual da artista Liane…