Arte no Mundo

Levalet e seus site-specific

Para o artista Levalet, a arte site-specific faz parte da identidade da cidade, dando a ideia de espaço público uma nova dimensão.

Por Equipe Editorial - fevereiro 21, 2020
4932 0
Pinterest LinkedIn

Levalet, um conhecido artista francês cujo nome de registro é Charles Leval, vem ganhando as ruas e os olhares de quem se depara com algum de seus site-specific, que se multiplicam pelas vielas da França desde o final do ano passado.

A criativa e inovadora maneira que Levalet encontrou para criar seus personagens é o que fez com que ele ganhasse notabilidade facilmente. Frequentemente utilizando objetos cotidianos e tridimensionais para compor suas pinturas, ele faz com que suas figuras sempre apresentem algum tipo de particularidade, despertando curiosidade tanto pela cor, olhar, posição do corpo, pela escolha do local ou por um, ou outro objeto que compõe o personagem.


O que é uma obra site-specific?

A site-specific é um estilo de arte criada para existir em um determinado local. Normalmente, o artista leva em consideração o local ao planejar e criar a arte.

As obras site-specfic em locais externos geralmente incluem paisagismo combinado com elementos esculturais situados permanentemente (o movimento está vinculado à arte ambiental).

Levalet
Levalet | Mino

Obras de arte específicas para locais internos podem ser criadas em conjunto com (ou mesmo pelos) arquitetos do edifício. De maneira mais ampla, o termo às vezes é usado para qualquer trabalho que é (mais ou menos) permanentemente anexado a um local específico.

Os artistas por trás dessas obras de arte contemporânea sempre consideram o local em que seu trabalho de arte moderna será instalado, incluindo, entre outros, elementos físicos como comprimento, profundidade, altura, peso, forma, temperatura e paredes.


As obras de Levalet

Interessado em instalações localizadas nas ruas, Levalet desenvolveu um estilo focado na interação entre o tema das obras de arte em que as dimensões e características do espaço em que se encontram.

Para a Levalet, a arte site-specific faz parte da identidade da cidade, e o tecnicismo da definição de propriedade privada dá à ideia de espaço público uma nova dimensão.

levalet
Obra de Lavelet em um beco de Paris

Inspirado por artistas como Blek le Rat, Krzysztof Wodiczko e Zevs, Levalet pretende explorar a diversidade arquitetônica de Paris, favorecendo becos e passagens que criam uma intimidade imediata com o espectador.

Um monte de pensamento também entra no local, pois cada peça geralmente interage com o ambiente de uma maneira ou de outra. “A topografia é muito importante para mim, é por isso que eu sempre checo um lugar antes de trabalhar nele, tento misturar o mundo da representação com o mundo real, jogando na coesão física das situações que coloco. Arquitetura suporta o meu trabalho. Depois, trabalho na montagem da obra de arte com fotografias. ”


Outros site-specific de Levalet



site-specfic

levalet-celle-de-trop-1

french-artist-levalet-scraper-magazine12

Veja Também

https://arteref.com/gente-de-arte/galerias-espacos-abandonados/

Você quer receber e-books, informações sobre cursos, palestras e mercado de arte?


Fontes:

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários