As pinturas superrealistas sempre nos impressionam, principalmente quando feitas por artistas que de fato conseguem nos fazer acreditar ser uma fotografia, de tão perfeito o traço.
É o caso do artista inglês Simon Hennessey, que a cerca de 10 anos desenha e pinta quadros dotados de traços e expressões que imitam muito bem a realidade. A técnica utilizada normalmente é tinta acrílica e lápis de cor.
Ele é representado pela Plus One Gallery em Londres. Em seu currículo constam 35 exposições realizadas pela Inglaterra, sendo que uma delas foi no Canadá e outra na Austrália.
Segundo Simon,
“Minhas pinturas podem ser vistas como uma representação fotográfica da realidade, mas na verdade a minha arte transcende em sua própria abstração da realidade. Eu não aderi a uma pintura milimetricamente de fotografia, eu apenas uso a câmera como uma fonte para me ajudar com a coleta de informações.
Meu processo de adicionar ou remover detalhes, alterando a profundidade, acrescentando texturas, formas e valores de cor e sua relação dentro da pintura, que me permite criar uma ilusão de uma realidade não vista em qualquer fonte fotográfica. Minhas pinturas, portanto, parecem mais claras e distintas do que uma fotografia. Construir minhas próprias interpretações da realidade, resulta em borrar os limites do que é real e o que é feito. Apresentando o espectador com uma simulação da realidade, ou uma realidade hiper.”
O CCBB BH apresenta, até 28 de fevereiro de 2026, esta no Céu – Mirĩ'kʉã…
1. O Fim da "Geografia de Permissão" Houve um tempo em que o endereço de…
O Mercado Pós-Intermediação O ano de 2026 marca a consolidação de uma mudança sísmica que…
A exposição Joaquín Torres Garcia – 150 anos em cartaz no CCBB se destaca de forma surpreendente pela sua…
O mundo da arte viveu, em 2025, um período de inflexão decisivo. Entre grandes exposições…
A Tarsila do Amaral S/A (TALE) e a LiveIdea venceram o Prêmio Caio, considerado o…