Arte no Mundo

Produzir arte pode afastar você do Altzeimer

Por Equipe Editorial - novembro 6, 2020
2380 0
Pinterest LinkedIn

Se você quiser viver até 100, tenha uma dieta saudável. Se você quiser manter sua inteligência também, faça arte.

“An apple a day keeps the doctor away”, mas pintar uma maçã por dia pode ser melhor conselho se você estiver pensando para preservar a vitalidade mental no envelhecimento.

Um novo relatório da Mayo Clinic descobriu que o risco de deterioração cognitiva diminui em  até 28% em pessoas que fazem arte pelo menos uma vez por semana ao contrário daqueles que só fizeram algo artístico duas ou menos vezes por mês. Essa estatística inclui amadores. Os esforços para evitar o declínio cognitivo ajudam a combater o que a  “Alzheimer’s Disease International” se refere como “a epidemia global de demência” em um relatório de 2015.

Pesquisadores liderados por Yonas E. Geda, MD, MSc, da “Mayo Clinic Translational Neuroscience and Aging Program” realizaram avaliações neurocognitivas a cada 15 meses em 1.929 participantes  normais de 70 anos ou mais ao longo de quatro anos. O estudo também examinou o uso do computador, atividades sociais e jogos. O uso do computador foi a única atividade com efeito comparável à arte. Esses resultados foram encontrados entre os portadores e não portadores do APOE4, um fator de risco genético que pode levar à doença de Alzheimer.

O estudo, publicado na edição de 30 de janeiro da “JAMA Neurology”, acrescenta a um crescente número de pesquisas sobre saúde e benefícios terapêuticos das artes. Em 2015, o National Endowment for the Arts promoveu pesquisa, indicando: “as artes têm a incrível capacidade de aumentar o engajamento social e melhorar a saúde, o funcionamento cognitivo, a qualidade de vida e a longevidade”. Um estudo de 2014 no Centro Médico da Universidade de Rotterdam sugere que isso tem sido o caso, já que os artistas e músicos historicamente desfrutaram a mesma expectativa de vida que a elite monetária.

Em resumo, pare de procrastinar e volte ao seu caderno: sua saúde mental pode depender disso.

Leia o estudo completo no site da JAMA aqui.

fonta: Creators

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários