As artes referem-se à teoria e expressão física da criatividade encontrada nas sociedades e culturas humanas. Das categorias de tipos de arte classificadas, as principais são:
Esta é uma das muitas classificações que servem como guias para estudarmos a produção artística, mas não são regras absolutas e nem interferem nas obras em si.
A arte serve como meio de transmissão de todo tipo de “informação” e pode ser considerada o resultado da relação entre o ser humano e seu meio.
É arriscado definir o termo arte em palavras. Ela não se restringe às atividades já mencionadas, tudo que é produzido por um meio perceptível é arte.
Entre elas, estão: pintura, desenho, gravura, escultura, cerâmica, fotografia, vídeo, cinema, ‘design’, artesanato e arquitetura. Posteriormente foram incluídos neste grupo o ‘design’ industrial, gráfico, de moda, de interiores e a decoração.
A inclusão se deve ao movimento Arts and Crafts (Artes e Ofícios) na Grã-Bretanha, pois até então, era considerado artista só quem trabalhava com artes plásticas (desenho, pintura, escultura).
Do latim “litera” que significa caractere escrito – letra. Entretanto, a expressão oral também é literatura e abrange mais estilos adequados à fala como épico, lenda, mito, balada.
Como nada é exato nessas divisões, surgem pontos de confusão. Sendo assim, mesmo que as histórias em quadrinhos tenham escrita, esse material e outros, que envolvem imagem e texto, são geralmente chamados de nona arte (o mesmo ocorre com o cinema, que é audiovisual e performático, ao mesmo tempo).
Elas incluem dança, música, teatro, ópera, mímica e outras. Estes são os ofícios que geram obras efêmeras, mas podem ser registradas por escrito em roteiros ou partituras, para que sejam repetidas. Os artistas deste tipo de arte também podem improvisar diante do público tornando seu produto menos durável e mais espontâneo. Os principais praticantes deste tipo de arte são: atores, mágicos, comediantes, dançarinos, músicos e cantores.
Algo que quebra a divisão rígida dos fazeres artísticos é a dependência eventual destes profissionais em relação a outros ofícios. A maquiagem, os cenários e os figurinos são produzidos pelo grupo das artes visuais.
Existe também o método medieval, que classifica a arte com o objetivo de organizar os conteúdos a serem ensinados na universidade renascentista:
O grupo das Artes Mecânicas também foi cunhado na Idade Média. Ele consiste em: alfaiataria e tecelagem, agricultura, arquitetura e alvenaria, milícia (guerra, caça, educação militar e artes marciais), comércio, culinária e ferraria (confecção de metais).
Há também a inclusão do que é se chamado como “Artes Liberais”,o termo que define uma metodologia de ensino, organizada na Idade Média. Dentro desse conjunto de conhecimentos, há dois subgrupos: Trivium (gramática, retórica e lógica) e Quadrivium (aritmética, geometria, música e astronomia como sendo “artes matemáticas”).
Até o Renascimento, a distinção entre as habilidades artísticas e as que não eram, não existia. Na academia moderna, as artes são colocadas como subgrupo das ciências humanas.
Existe a definição criada por Riccioto Canudo em seu livro Manifesto das Sete Artes. Podemos identificar quatro tipos de arte principais que dão origem aos outros três: pintura, literatura, música e escultura. Veja a lista completa abaixo:
Fontes:
As férias estão chegando, e São Paulo está cheia de opções culturais imperdíveis! Com uma…
Fizemos um guia prático com dicas para te ajudar a ganhar dinheiro sendo artista. Hoje,…
Da segunda metade do século XVIII ao início do século XIX ocorreram inúmeras discussões no…
A Capela Sistina iniciada no século XV, deve seu nome ao Papa Sixto IV della…
Muitos séculos e fases caracterizaram o período de produção da arte grega. Embora se sobreponham,…
O termo “arte ultracontemporânea” foi adotado pela plataforma Artnet para designar trabalhos feitos por artistas…
View Comments
𝙵𝚘𝚒 𝚖𝚞𝚒𝚝𝚘 𝚋𝚘𝚖 𝚙𝚊𝚛𝚊 𝚖𝚒𝚗 𝚏𝚊𝚣𝚎𝚛 𝚖𝚒𝚗𝚑𝚊 𝚊𝚞𝚕𝚊♡´・ᴗ・`♡ ☞︎♧︎︎︎
são muita diferensas musica, fotografia, cor etc...
`muito comum alguns professores ensinarem artes, eu por exemplo se fosse ser professor, por exemplo em Artes meus ensinamentos levariam apenas três aulas e não anos como acontece.
Se eu fosse ensinar violão daria apenas três aulas e não anos. Por que isso: Para pintura paisagística é preciso conhecer o céu, as matas, as terras, pedras e tintas, da mesma forma para aprender tocar um instrumento o que deve ser evitado é deixar o aluno pegar no o instrumento, mas sim, após conhecê-lo.
Fiquei na expectativa de como seriam classificadas as instalações.