Arte no Mundo

Conheça os tipos de arte e aprenda a diferencia-los

O que é considerado arte hoje e como essas divisões se estabeleceram ao longo da história

Por Equipe Editorial - junho 11, 2019
2052 0
Pinterest LinkedIn

As artes referem-se à teoria e expressão física da criatividade encontrada nas sociedades e culturas humanas. Das categorias de arte classificadas, as principais constituintes das artes incluem:

  • Visuais (incluindo desenho, pintura, cinema, arquitetura, cerâmica, escultura e fotografia)
  • Literárias (incluindo drama, poesia e prosa)
  • Performáticas (entre elas dança, música e teatro)

Esta é uma das muitas classificações que servem como guias para estudarmos a produção artística, não são regras absolutas e nem interferem nas obras em si.

Espetáculo de commedia dell'arte
Espetáculo de commedia dell’arte

A arte serve como meio de transmissão de todo tipo de “informação” e pode ser considerada o resultado da relação entre o ser humano e seu meio.

É arriscado definir o termo arte em palavras. Ela não se restringe às atividades já mencionadas, tudo que é produzido por um meio perceptível é arte.

Artes Visuais

Elas são: pintura, desenho, gravura, escultura, cerâmica, fotografia, vídeo, cinema, ‘design’, artesanato e arquitetura. Posteriormente foram incluídos neste grupo o ‘design’ industrial, gráfico, de moda, de interiores e a decoração.

A inclusão se deve ao movimento Arts and Crafts (Artes e Ofícios) na Grã-Bretanha, até então artista era só quem trabalhava com artes plásticas (desenho, pintura, escultura).

sala de Cinema

Artes Literárias

Do latim “litera” que quer dizer caractere escrito (letra). Contudo a expressão oral também é literatura e abrange mais estilos adequados à fala como épico, lenda, mito, balada.

estante de livros arredondada

Como nada é exato nessas divisões surgem pontos de confusão, sendo assim, apesar dos quadrinhos possuírem escrita, ele e outros ramos que envolvem imagem e texto são geralmente chamados de nona arte. O mesmo ocorre com o cinema que é audiovisual e performático ao mesmo tempo.

Artes Performáticas

Elas incluem dança, música, teatro, ópera, mímica e outras. Estes são os ofícios que geram obras efêmeras, mas podem ser registradas por escrito em roteiros ou partituras para que sejam repetidas. Os artistas deste grupo também podem improvisar diante do público tornando seu produto menos durável e mais espontâneo. Os principais praticantes deste tipo de arte são: atores, mágicos, comediantes, dançarinos, músicos e cantores.

Quer saber o que é performance? Veja aqui.

Encenação do Barbeiro de Sevilha de Rossini
Encenação do Barbeiro de Sevilha de Rossini

Algo que quebra a divisão rígida dos fazeres artísticos é a dependência eventual destes profissionais em relação a outros ofícios. A maquiagem, os cenários e os figurinos são produzidos pelo grupo das artes visuais.

Arte Conceitual

A arte conceitual é uma arte na qual o conceito ou ideia envolvidos no trabalho tem precede as preocupações estéticas e materiais tradicionais.

O termo nasceu na Inglaterra em 1960, uma prática rígida e focalizada de arte baseada em ideias que frequentemente desafiavam os critérios visuais tradicionais.

Seu uso se popularizou através da Young British Artists (grupo de artistas visuais que expuseram suas obras em conjunto em 1988) e do Prêmio Turner de 1990. A partir desta data a expressão ganhou o significado de arte contemporânea, excluindo habilidades tradicionais de pintura e escultura.

Obras de Michael Landy integrante da Young British Artists
Obras de Michael Landy integrante da Young British Artists

Classificação Medieval

Existe também o método medieval que classifica a arte com o objetivo de organizar os conteúdos a serem ensinados na universidade renascentista:

O grupo das Artes Mecânicas também foi cunhado na Idade Média. Ele consiste em: alfaiataria e tecelagem, agricultura, arquitetura e alvenaria, milícia (guerra, caça, educação militar e artes marciais), comércio, culinária e ferraria (confecção de metais).

Ilustração de toda hierarquia de artes criada na Idade Média
Ilustração de toda hierarquia de artes criada na Idade Média
  • Trivium: gramática, retórica e lógica.
  • Quadrivium: aritmética, geometria, música e astronomia como sendo “artes matemáticas”.

Até o Renascimento a distinção entre as habilidades artísticas e as que não eram, não existia. Na academia moderna as artes são colocadas como subgrupo das ciências humanas.

Vista aerea de Bologna
Aerial cityscape view from the tower on Bologna old town center with Maggiore square in Italy

11 Tipos de Arte

Existe a definição criada por Riccioto Canudo em seu livro Manifesto das Sete Artes. Podemos identificar quatro tipos de arte principais que dão origem aos outros três: pintura, literatura, música e escultura. Veja a lista completa abaixo:

  • 1ª Arte – Música (som)
  • 2ª Arte – Artes cênicas (movimento)
  • 3ª Arte – Pintura (cor)
  • 4ª Arte – Escultura (volume)
  • 5ª Arte – Arquitetura (espaço)
  • 6ª Arte – Literatura (palavra)
  • 7ª Arte – Cinema (Audiovisual)
cartaz: ricciotto-sete-artes

A obra teve atualizações que deixaram a lista maior.

  • 8.ª Arte — Fotografia (imagem)
  • 9.ª Arte — Historia em quadrinhos (cor, palavra, imagem)
  • 10.ª Arte — Video Games (elementos de outras artes)
  • 11.ª Arte — Digital (artes gráficas computadorizadas 2D, 3D e programação)

Fontes:

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar de