Arte

Os 10 museus mais visitados do mundo

Uma lista com os museus que você precisa conhecer antes de morrer

Por Equipe Editorial - agosto 23, 2019
37567 1
Pinterest LinkedIn

O museu desempenha um papel importante na preservação de arte e artefatos. Além de servirem como centros de conservação, essas instituições indispensáveis também existem como polos culturais, atraindo, educando e entretendo pessoas de todas as esferas da vida.

Embora todos os museus devam ser valorizados, alguns são mais populares que outros. Para ter uma idéia de quais museus estão entre os mais valorizados do mundo, precisamos examinar uma informação muito importante: o número de visitantes anuais.

Usando esses detalhes, criamos uma lista dos museus mais visitados do mundo

10. Museu Hermitage (Russia)

Hermitage St petersurgo

O Hermitage é um dos maiores museus do mundo. Localizado em São Petersburgo, a segunda maior cidade da Rússia, a instituição está aberta ao público desde 1852. Desde então, acumulou uma coleção permanente de mais de 3 milhões de objetos, incluindo antiguidades, arte decorativa e a mais abrangente seleção de pinturas no mundo.

Além dessas obras de arte, o museu é conhecido por sua arquitetura e interiores opulentos que exibem uma variedade de estilos, incluindo o renascimento grego, o neoclássico e o barroco elisabetano.

O State Hermitage Museum recebe cerca de 4.220.000 visitantes por ano.

É um museu localizado às margens do rio Neva, em São Petersburgo. É um dos maiores museus de arte do mundo e sua vasta coleção possui itens de praticamente todas as épocas, estilos e culturas da história russa, européia, oriental e do norte da África, e está distribuída em dez prédios, situados ao longo do rio Neva, dos quais sete constituem por si mesmos monumentos artísticos e históricos de grande importância.


9. Museu do palácio nacional (Taiwan)

Museu do palácio nacional, Taiwan

O Museu do Palácio Nacional de Taipei abriga mais de 700.000 arte e artefatos imperiais. Esses objetos incluem cerâmica, esculturas, caligrafia e metalurgia, e cobrem quase 8.000 anos de história chinesa.

Devido ao status político único de Taiwan, sua coleção nunca percorre a China continental. Além disso, raramente organiza exposições no exterior, tornando necessária uma visita ao museu para quem deseja ver seus tesouros.

Anualmente, 4.435.000 pessoas visitam o Museu do Palácio Nacional.

8. National gallery (Inglaterra)

National gallery, londres

A National gallery tem mais de 2.300 objetos premiados em sua coleção. Com diversos destaques, incluindo os Girassóis de Van Gogh, Arnolfini Portrait de Jan van Eyck e The Hay Wain de John Constable.

A National gallery é um dos museus mais populares da Inglaterra.

Da mesma forma, como muitos outros museus de Londres, a instituição oferece entrada gratuita, tornando-se uma das coleções enciclopédicas mais acessíveis do mundo.

A National gallery recebe cerca de 5.229.190 visitantes todos os anos.

7. The National gallery of art (EUA)

The National gallery of art

Situada em Washington DC, a National Gallery of Art compreende três espaços: o West Building, o East Building e o Sculpture Garden.

O West Building abriga obras de arte européias da Idade Média até o século XIX. O East Building abriga a coleção moderna do museu. E, finalmente, o jardim apresenta uma seleção de esculturas modernas e contemporâneas.

Cerca de 5.232.000 pessoas fazem visitas anuais à Galeria Nacional de Arte.

6. Tate modern (Inglaterra)

Tate Modern, londres

Até 2000, o prédio que agora abriga a coleção de classe mundial da Tate Modern era uma estação geradora de eletricidade. Dicas de seu passado industrial são evidentes em seu design diferenciado, que possui uma chaminé imponente e um grande salão de turbinas.

Além de sua famosa arquitetura, o museu é comemorado por sua abordagem curatorial. Sua coleção de arte moderna e contemporânea é organizada criativamente de acordo com o tema, incluindo Artista e Sociedade.

A Tate Modern recebe aproximadamente 5.656.000 pessoas por ano.

5. British museum (Inglaterra)

british museum

O Museu Britânico abriga milhões de objetos. Com uma coleção tão vasta, não é surpresa que o foco da instituição tenha evoluído desde que foi fundada em 1753.

“A coleção original do Museu Britânico incluía antiguidades, moedas e medalhas, espécimes de história natural e livros”.

“Agora, ele compreende mais de 8 milhões de objetos que abrangem a história das culturas do mundo: das ferramentas de pedra às impressões do século XX”.

Localizado no centro de Londres, o Museu Britânico recebe cerca de 5.906.715 hóspedes anuais.

4. Museus do Vaticano (Itália)

museu do vaticano

Os museus do Vaticano têm uma história única. Suas origens estão enraizadas na aquisição de Laocoon e Seus Filhos, em 1506, pelo papa Julius II. Desde então, os museus se expandiram para exibir peças coletadas por papas, culminando na necessidade da formação de 54 galerias.

Além de Laocoön e Seus Filhos, obras de arte notáveis abrigadas pelo Vaticano incluem A Escola de Atenas, por Rafael, e o teto da Pietà e Capela Sistina, por Michelangelo.

Todos os anos, os Museus do Vaticano atraem cerca de 6.427.280 visitantes.

3. The Metropolitan museum of art (EUA)

The Metropolitan museum of art

O Metropolitan Museum of Art é o museu mais popular da cidade de Nova York. Inicialmente o museu não possuía um único objeto quando foi inaugurado em 1870. Desde então a instituição vem acumulando uma coleção de obras que datam de mais de 5000 anos.

Esta coleção abrangente inclui pinturas, esculturas, figurinos, instrumentos musicais e muito mais. Com origens ecléticas que variam “das primeiras cidades do mundo antigo às obras de nosso tempo”, as peças oferecem uma pesquisa esclarecedora da história da humanidade.

O Metropolitan Museum of Art recebe mais de 6.692.900 pessoas por ano.

2. Museu nacional da China

Museu nacional da China

Museu Nacional da China como o “principal palácio da história e arte” do país. Este museu monumental foi fundado em 2003, quando duas instituições – o Museu da Revolução Chinesa e o Nacional de História Chinesa – se fundiram.

Embora o museu tenha apenas 16 anos, ele já é um dos maiores e mais populares do mundo. Em sua coleção de 1.050.000 objetos, há um número impressionante de peças raras e preciosas, atraindo visitantes de todo o mundo.

Todos os anos, o Museu Nacional da China recebe cerca de 8.062.625 visitantes.

1. Museu do Louvre ( França)

Museu do Louvre

O Museu do Louvre, em Paris, é o maior e mais visitado museu do mundo. Inicialmente o Louvre foi uma fortaleza que se transformou em um palácio e finalmente foi transformado em um museu de classe mundial em 1684. Desde então o museu vem cativando o público com seus 38 000 objetos.

Essas participações abrangem uma variedade de movimentos e mídias. Os destaques incluem antiguidades de renome, como a Vênus de Milo e a Vitória Alada de Samotrácia, além de obras-primas renascentistas, como os escravos moribundos de Michelangelo, a festa de casamento em Cana de Paolo Veronese e, é claro, a preciosa Mona Lisa de Leonardo da Vinci.

Em 2018, o Louvre recebeu 10,2 milhões de visitantes sem precedentes.

Veja também:

https://arteref.com/arte/os-7-melhores-museus-de-sp-para-levar-as-criancas/

Inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários