Arte

A Op Art e os 8 principais artistas representantes que você precisa conhecer!

Op art é um termo usado para descrever a arte que explora a falibilidade do olho e pelo uso de ilusões de ótica.

A expressão “op-art” vem do inglês (optical art) e significa “arte ótica”. Ela defende uma arte com “menos expressão e mais visualização”. Apesar do rigor com que é construída, simboliza um mundo mutável e instável, que não se mantém nunca o mesmo.

Os trabalhos de op art são, em geral abstratos, e muitas das peças mais conhecidas usam apenas o preto e o branco. Quando são observados, dão a impressão de movimento, clarões ou vibração; por vezes, parecem inchar ou deformar-se.

O termo surgiu pela primeira vez na Time Magazine em outubro de 1964, embora já se produzissem há alguns anos trabalhos que hoje podem ser descritos como “op art”.

Sugeriu-se que trabalhos de Victor Vasarely, dos anos 1930, tais como Zebra (1938), que é inteiramente composto por listas diagonais a preto e branco, curvadas de tal modo que dão a impressão tridimensional de uma zebra sentada, devem ser consideradas as primeiras obras de op art.

A primeira exposição de op-art foi realizada em 1965 chamada The Responsive Eye (O Olho que Responde), em Nova Iorque. Em seguida, essa arte tornou-se tremendamente popular, principalmente em comerciais de televisão.

Bridget Riley é, talvez, a mais conhecida dos artistas desse estilo. Inspirando-se em Vasarely, pintou uma série de quadros só com linhas pretas e brancas. Seus quadros deixavam frequentemente a impressão de movimento ou cor.

Mais tarde, Riley produziu trabalhos coloridos, e outros artistas de op art também trabalharam com cor, embora estes trabalhos tendam a ser menos conhecidos. Contrastes violentos de cor são por vezes usados para produzir ilusões de movimento similares às obtidas a preto e branco.


1. Victor Vasarely (1908-1997)

Artista húngaro considerado o “Pai da Op Art”. Foi influenciado pela arte cinética, construtivista e abstrata bem como ao movimento de Bauhaus, donde destaca-se sua obra “Zebra” (1938).

As suas composições se constituem de diferentes figuras geométricas, coloridas ou em preto e branco. São engenhosamente combinadas, de modo que através de constantes excitações ou persistências retinianas provocam sensações de velocidade e sugestões de dinamismo, que se modificam desde que o contemplador mude de posição.

Sugere facilidades de racionalização para a produção mecânica ou para a multiplicidade, como diz o artista, por outro lado, solicita ou exige a participação ativa do contemplador para que a composição se realize completamente como uma obra aberta.


2. Alexander Calder (1898-1976)

Conhecido por Sandy Calder, o artista estadunidense é famoso pelos “mobiles”, objetos compostos pela associação de formas geométricas (sobretudo retangulares) ao movimento do ar. Suas obras mais representativas são: Sem título (1931), Cone de Ébano (1933) e A Espiral(1958).


3. Luiz Sacilotto (1924 – 2003)

Principal representante da Op Arte e da arte concreta no Brasil, produziu esculturas e pinturas das quais se destacam: Estruturação com Elementos Iguais (1953) e Concreção 7553 (1975)


4. Adolph Frederick Reinhardt (1913-1967)

Conhecido como Ad Reinhardt, foi um artista estadunidense que se aproximou do movimento do expressionismo abstrato, da arte conceitual e minimalista. Muito famoso por suas pinturas “negras” na década de 60.


5. Jesús-Raphael Soto (1923-2005)


Artista venezuelano famoso pelos seus “penetráveis”, obra destinadas a penetração do público como forma de interagir com o produto artístico; destacam-se Estrutura cinética (1957), Volume suspendido(1967) e Paralelas vibrantes (1969).


6. Kenneth Noland (1924-2010)

Pintor estadunidense, destacou-se com suas obras abstratas com vibração ótica unidas ao estilo denominado “Color Field”, intimamente ligado ao expressionismo abstrato.


7. Richard Allen (1933-1999)

Pintor britânico explorou a arte cinética, a op art, o minimalismo e a arte geométrica abstrata. Das obras da Op Art destacam-se os “Estudos para pinturas de Op de preto e branco” (1963-1972).


8. Bridget Riley (1931)

É uma pintora inglesa, considerada um dos maiores expoentes da Op art. Estudou na Golsmith´s school of art em Londres, em 1952 a 1955. Sua primeira exposição individual foi em 1962 na Gallery One.


Op Art no Brasil

A arte óptica não é um movimento com muitos adeptos brasileiros. No entanto, realizaram experiências óticas em seus trabalhos: Lothar Charoux (1912 – 1987), Almir Mavignier (1925), Ivan Serpa (1923 – 1973), Abraham Palatnik (1928), entre outros.

Nos anos 50 algumas pinturas de Luiz Sacilotto (1924 – 2003) antecipam questões que serão desenvolvidas posteriormente pela Op art propriamente dita.


Veja também

https://arteref.com/movimentos/pop-art-2/

Você gostaria de receber nossos e-books sobre o mercado de arte?

[sibwp_form id=1]


Fonte

Photoarts

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

View Comments

Recent Posts

Nova exposição “Artistas do vestir: uma costura dos afetos”, no Itaú Cultural

O Itaú Cultural apresenta, a partir de 27 de novembro de 2024, a exposição 'Artistas…

2 dias ago

12 curiosidades sobre Alfredo Volpi que vão ajudá-lo a entender o artista

Alfredo Volpi nasceu em Lucca na Itália 1896. Ele se mudou com os pais para…

2 dias ago

Curiosidades sobre Anita Malfatti e a Semana de Arte Moderna

Anita Malfatti nasceu filha do engenheiro italiano Samuele Malfatti e de mãe norte-americana Eleonora Elizabeth "Betty" Krug, Anita…

2 dias ago

Rosana Paulino: biografia e trajetória

Rosana Paulino apresenta um trabalho centrado em torno de questões sociais, étnicas e de gênero,…

6 dias ago

O belo depois do moderno

Na arte, o belo é um saber inventado pelo artista para se defrontar com o…

6 dias ago

SPPARIS celebra 3 anos de moda e ativismo na Galeria Alma da Rua II

SPPARIS, grife de moda coletiva fundada pelo artista Nobru CZ e pela terapeuta ocupacional Dani…

6 dias ago