Fotografia

Conheça Jairo Goldflus o seu olhar fotográfico

Jairo Goldflus tem 51 anos, é formado em Comunicação Social e trabalha profissionalmente com a imagem desde 1986. Depois de um período inicial documentando shows passou a trabalhar no mercado editorial, tendo passado para todos os grandes veículos impressos do Brasil.

Retrato de Antunes Filho

Jairo e Gabriela Duarte com quem é casado

Ao longo dos anos, se especializou em direção de pessoas em fotografia. Em 2012 lançou o livro de retratos Publico e, em 2015, Privado.


Alexandra Loras

Após o lançamento da segunda obra partiu para Nova York em um período de estudos e busca de novas linguagens. Em 2017 lançou You are not here, publicação que retrata o cotidiano dos usuários do metrô de Nova York.


Mario Sergio Cortella

Desde que voltou ao Brasil, se dedica a processos fotográficos com conteúdo secundário, mesclando imagens e textos para uma comunicação integrada e documental.


A mostra 2039/20

Fernando Gronstein

Marcelo Tas

A mostra foi parte da parceria da instituição com a CBN e o SESC Avenida.

Nela, os 20 retratados de personalidades residentes ou vinculadas a São Paulo, foram provocados pelo fotógrafo a imaginar a cidade em 2039 e escrever sobre ela. “Estava refletindo sobre o que fazer para homenageá-la, então pensei em algo meio George Orwell, 1984, de imaginar o futuro”, conta Goldflus.

Tabata Amaral

As imagens foram realizadas em processos intimistas, onde apenas criador e criatura ficavam no estúdio, sendo a fotografia o resultado de conversas prévias, priorizadas pelo fotógrafo para descontrair o ambiente.

“Não queria me repetir, queria áreas e vozes diversas. Todos pensam no fundo coisas semelhantes, mas escrevem de maneiras muito diferentes,” observa ele. O resultado são fotos cheias de expressão e naturalidade, além de textos heterogêneos.

O filósofo e escritor Mario Sergio Cortella, por exemplo, abre a sua escrita com um trecho de Gregório de Mattos para pensar na São Paulo futura com exuberância e fertilidade suficientes para que continuemos comprovando que a “flor nasce no asfalto”. A escritora Fernanda Young optou por escrever uma carta acertando as contas com a cidade, naquele ano em que ela — a escritora — completará 69 e a cidade 485. O raper Criolo deixa de lado as letras e palavras musicais para realizar uma composição gráfica com carimbos. Já o chef de cozinha Alex Atala faz sua reflexão em duas linhas e o publicitário Washington Olivetto pensa no futuro do Corinthians.

Washington Olivetto

Os demais fotografados por Jairo Goldflus são a comunicadora e ex-consulesa da França Alexandra Loras, o palestrante e empreendedor Edu Lyra, o empresário Eduardo Mufarej, o cineasta e roteirista Fernando Grostein, o escritor Ignácio de Loyola Brandão, o muralista Eduardo Kobra, o escritor e apresentador Marcelo Tas, o ator e diretor Marcos Caruso, a dramaturga Maria Adelaide Amaral, a bióloga molecular e geneticista Mayana Zatz, a deputada federal e cientista política Tabata Amaral, a pedagoga Tia Dag, a cantora e compositora Tiê, o ex-jogador de futebol e comentarista esportivo Walter Casagrande, e o diretor, dramaturgo e ator Zé Celso (José Celso Martinez Correa).


Veja também

https://arteref.com/fotografia/saiba-porque-o-dia-8-de-janeiro-e-o-dia-nacional-da-fotografia/

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Fonte

Enciclopédia Itaú Cultural

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Paulo Varella

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Recent Posts

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

4 minutos ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

1 hora ago

A sexualidade na obra de Egon Schiele

 Se observarmos o trabalho do pintor austríaco Egon Schiele (1890-1918) há uma poética de sexualidade…

1 hora ago

7 fatos sobre a Bienal de Veneza de 2024

A Bienal de Veneza foi fundada em 1895 e é hoje uma das mais famosas…

2 horas ago

Fórum da ONU inaugura exposição brasileira “Atlântico Vermelho”

Na última terça-feira (16), a Organização das Nações Unidas inaugurou a exposição "Atlântico Vermelho", com…

23 horas ago

O desenho anamórfico: O que é e aonde é usado?

Um desenho anamórfico é uma imagem deformada que aparece na sua verdadeira forma quando vista…

1 dia ago