Arte

A primeira exposição dedicada a uma mulher em 200 anos no Museu Prado.

Por Joy de Paula - outubro 27, 2016
3680 0
Pinterest LinkedIn

É a primeira vez que se organiza uma mostra protagonizada exclusivamente por uma mulher, em comemoração aos 200 anos de inauguração do Museu Prado, em Madri, estreou nesta terça-feira a mostra da pintora flamenga Clara Peeters. Vindas do Museu Real de belas Artes, na Antuérpia, as obras desta delicada artista belga, Clara Peeters, retratam com frequência cenas florais e de pequeno-almoço, em que objetos preciosos de metal ou de cerâmica se acumulam aparentemente desordenados junto com flores, frutos e peixes ou peças de caça, criando um conjunto multicolorido.

clara_peeters_-_still_life_with_silver-gilt_tazza

peeters_still-life

A exposição e os materiais que a acompanham destacam intencionalmente também a “situação das mulheres artistas no nascimento da Europa Moderna”. Uma das poucas mulheres no século XVII  a se profissionalizar como pintora na Europa. Precursora na categoria natureza morta, Clara é uma das 41 mulheres com obras no acervo permanente do museu espanhol – contra 5 mil homens. A exposição, apesar de representar um grande avanço, ocupará apenas uma sala, as ficarão expostas até o dia 19 de fevereiro de 2017.

900x700

clara_peeters_-_bodegon_prado_-900x700

vanitas_painting_selfportrait_most_probably_clara_peeters

Clara Peeters, Amberes, Bélgica, 1594 – 1657
Foi uma pintora que veio da Antuérpia de tradição da pintura flamenga barroca, uma contemporânea de Jan Brueghel, Peter Paul Rubens e Anthony van Dyck. Apenas 11 das 39 atribuídas a ela foram datadas: a mais antiga sendo de 1607 e a mais recente de 1621. Fez sua carreira principalmente na nova República Holandesa, como parte da pintura holandesa Golden Age

Fonte: Madrid

Veja também:

7 artistas mulheres surrealistas e nenhuma delas é Frida Kahlo

 

 

 

 

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários