Mostra Aberto em sua quinta edição na Casa Bola, em São Paulo
Valorizar o espaço urbano com arte e incrementar a importância da arquitetura na harmonização de ideais estéticos envoltos na criatividade e no arrojo dinâmico da cidade representa um desafio que empolga pelos confrontos e resultados.
A mostra Aberto em sua quinta edição se estrutura de forma mais abrangente desde sua criação, propondo um diálogo com a complexidade urbana, numa linha extremamente sutil, propõe um painel artístico revelador das linguagens contemporâneas que impulsionam a reflexão dos apreciadores.
O evento criado em 2022, se consolida atualmente em duas vertentes: uma exposição na Casa Bola e uma outra que ocupa a Avenida Faria Lima nas imediações do Shopping Iguatemi, com obras espalhadas pelas calçadas e ilhas da importante artéria.

A Casa Bola, obra do arquiteto Eduardo Longo, construída entre 1974 e 1979, se destaca como extremamente inovativa, uma habitação esférica, radicalmente experimental, afirma a importância da arquitetura e da arte como patrimônio cultural do país.
Filipe Assis, fundador da plataforma, juntamente com Claudia Moreira Salles e Kiki Mazzuchelli fazem a curadoria da mostra em cartaz na Casa Bola, ocupando uma área de 1000 metros quadrados, com três pavimentos, terraço e icônica estrutura esférica, a construção inusitada acolhe em seu espaço 60 obras de arte e design assinados por mais de 50 artistas brasileiros e internacionais.
O núcleo dedicado à arquitetura ficou a cargo de Fernando Serapião, curador convidado da edição. As obras foram concebidas especialmente para o evento, fazem um confronto com a Casa, uma escultura habitável, um ambiente perfeito para um diálogo da arte com a arquitetura.

Interessante notar que foi incluído um núcleo dedicado à trajetória de Eduardo Longo, com projetos, desenhos, fotos e maquetes que abrangem décadas de sua produção intensa, uma panorâmica elucidativa do seu traço, da sua linha estética.
O design está incluído com a participação da Etel sob a direção de Lissa Carmona que reafirma sua parceria desde a primeira edição, apresentando o lançamento de uma cadeira inédita de Eduardo Longo, dando continuidade ao vínculo com arquitetos e designers ligados à inovação.


Outros dois lançamentos de Claudia Moreira Salles se destacam, um relançamento das poltronas Kiri, na qual a designer estabelece um diálogo com a pintura por meio de colaboração com a artista Luisa Matsushita que desenvolve assentos em tecido, explorando novas soluções cromáticas e materiais aplicados no mobiliário.
O segundo lançamento é a mesa de apoio aberta com base vertical e uma superfície horizontal inclinável. A peça dialoga com o princípio construtivo, a simplicidade do cavalete, linhas simples e funcionais.
Obras em Destaque

As obras que ocupam o espaço da Casa Bola são de artistas consagrados como Vivian Carcuri, Rebecca Carapiá, Fernando Galvão, Sandra Cinto, Erika Verzutti, Luiz Zerbini, Mauro Restiffe, Opavivará, Luiz Tepedino, Daniel Jorge, Antonio Tarsis, Janaina Tschape, Iole de Freitas, Marcius Galan, Marepe, José Patricio, Carlito Carvalhosa, Lais Amaral, Jarbas Lopes, Adriano Costa, entre tantas expressões da arte contemporânea brasileira. A maioria dos artistas, representados por importantes galerias de arte, participaram da SP Arte 2026, que proporcionou uma visão bem expressiva do mercado de arte em geral, um evento de grande repercussão que destacou também o design como fonte de expressão inovadora, a divulgação dos consagrados e dos novos valores foi essencial para abrilhantar a badalada feira de arte.
Na edição atual, a estreia do Aberto Rua ocupa a Avenida Faria Lima com mais de 15 obras comissionadas, distribuídas entre a Alameda Gabriel Monteiro da Silva e a Rua Adolfo Tabacow. Parte das obras estão instaladas na calçada em frente ao Shopping Iguatemi, integrando um diálogo com o público em um dos polos culturais e comerciais da cidade mais frequentados. As obras de Raul Mourão, Amilcar de Castro, José D’Avila, Marcos Chaves, Artur Lescher, Laura Lima, Erika Verzutti, Afonso Tostes, Regina Silveira, Paulo Nimer PJ, Laura Lima, Jarbas Lopes, Túlio Pinto e Marina Hachem compõem um painel bem representativo de alguns aspectos da arte contemporânea expostas em pleno ar livre, um exemplo que poderia ser perpetuado pelas principais vias de São Paulo, difundindo a arte e reforçando a importância da memória cultural do país.

