Qual foi a inspiração de Picasso?
Pablo Picasso, nascido em 1881 em Málaga, Espanha, e falecido em 1973 em Mougins, França, foi um artista ativo durante a maior parte de sua longa vida. Seu pai era um artista, e foi o grande professor de arte de Picasso.
Picasso tem uma das carreiras criativas mais prolíficas da história, e seu trabalho não foi apenas amado pelos amantes da arte em todo o mundo, mas também foi incrivelmente influente para artistas em todos os lugares. Mas qual foi a inspiração de Picasso? O que inspirou essas obras famosas?
Picasso passou por muitas fases criativas em sua carreira. Essas fases foram rotuladas como “períodos” e mostram os diferentes estilos e mídias que ele estava experimentando durante esse período de sua vida.
O “Período Azul” de Picasso começou em 1901 e durou até 1904. Durante esse período, Picasso pintou principalmente em tons frios de azul e verde, às vezes usando uma cor mais quente para acentuar suas obras.
Essas peças têm uma melancolia e são bastante sombrias, apresentando cenas de pobreza e desolação. Qual foi a inspiração de Picasso para começar a pintar dessa maneira?
Obras em Destaque
Na primavera de 1901, um dos queridos amigos de Picasso, um pintor e poeta chamado Carlos Casagemas, cometeu suicídio em um café em Paris. Picasso foi profundamente afetado por sua morte e afundou em uma depressão que durou vários anos. A jornada de Picasso através de sua dor e depressão é claramente refletida em seu “Período Azul”.
Em 1904, Picasso mudou-se para Montmartre, em Paris, e se estabeleceu na comunidade de artistas e criadores boêmios de lá.
Saindo de sua depressão pela morte de seu amigo, Picasso passou de temas sombrios e sérios em suas pinturas para composições mais alegres com arlequins, palhaços e artistas de carnaval.
Sua paleta de cores também esquentou, com suas pinturas agora banhadas em vermelhos, laranjas, rosas e tons de terra. Esse período seria conhecido como o “Período Rosa” de Picasso e durou até 1906.
Então, o que pode ser creditado com essa grande mudança em seu trabalho? Picasso conheceu uma mulher chamada Fernande Olivier em 1904 e eles começaram um relacionamento que durou sete anos.
Olivier seria a primeira de uma longa lista de mulheres que foram musas e amantes de Picasso ao longo dos anos. Esse relacionamento e o fim de sua depressão sinalizaram uma fase mais positiva da vida de Picasso. O tom geral de seu trabalho durante esse período é muito mais despreocupado e menos sombrio.
Citar mulheres bonitas como inspiração se tornaria um tema na vida de Picasso, até sua morte. Picasso foi citado dizendo: “Para mim, existem apenas dois tipos de mulheres, deusas e capachos”. Ele muitas vezes ficou obcecado por uma jovem e ela se tornou uma musa artística para ele, inspirando muitas obras. Todas as mulheres que Picasso tomou como esposas ou amantes foram pintadas pelo artista. Sua segunda esposa Jacqueline Roque foi tema de mais de 400 retratos de Picasso e foi uma grande fonte de inspiração para ele.
De 1906 a 1909, Picasso foi fortemente inspirado pela arte africana, depois que ele foi exposto a máscaras tradicionais africanas e outros objetos de arte vindos da África em museus franceses em Paris.
Essa fase foi chamada de “Período Africano” e foi precursora de seu período mais famoso, o “Cubismo”.
Influenciados pela experimentação de Paul Cezanne com espaçamento e perspectiva tridimensionais, Picasso e Georges Braque foram pioneiros no movimento artístico conhecido como cubismo.
Essa maneira de quebrar uma forma em suas formas mais básicas e reconstruí-las de maneira abstrata é o que Picasso é mais conhecido.
Então, o que podemos dizer que foi a inspiração de Picasso?
Ao longo de sua vida, a inspiração de Picasso veio de muitas formas diferentes. Seja trabalhando através de suas emoções, respondendo a um evento difícil da vida, conhecendo uma bela jovem, um intenso caso de amor ou o trabalho de seus colegas artistas, Picasso se inspirou em todos os lugares de sua vida.
Por sua vez, o trabalho de sua vida inspirou e influenciou milhões de pessoas em todo o mundo e mudou para sempre a história da arte. Não há como negar o poder da mente criativa de Picasso, e os efeitos de sua experimentação estilística no cubismo moldaram os movimentos artísticos que o seguiram.
Como um artista que viria a influenciar tantos artistas, Picasso é um pilar no mundo da arte moderna com uma vida fascinante e cheia de inspiração.