Os artistas brasileiros de arte barroca se concentraram, em grande parte, nas cidades auríferas de Minas Gerais, no século XVIII. Essas cidades eram ricas e possuíam uma intensa vida cultural e artística.
Antônio Francisco Lisboa (1730-18140), mais conhecido como Aleijadinho, é o principal artista do barroco brasileiro. Nasceu em Ouro Preto – MG e foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil Colonial.
Mestre Ataíde viveu entre os anos de 1762 e 1830 em Mariana, Minas Gerais. Foi militar, pintor e decorador brasileiro, também lembrado como um importante artista do Barroco-Rococó mineiro que teve uma grande influência sobre os pintores da sua região.
Essas características se expressam através de numerosos alunos e seguidores que continuaram a fazer uso de seu método de composição, especialmente em trabalhos de perspectiva nos tetos de igrejas.
Você sabe qual a diferença entre Rococó e Barroco?
José Joaquim da Rocha nasceu em 1737 e morreu em 1807 em Salvador – BA. Foi um pintor, dourador e restaurador brasileiro. Tendo como exclusivo patrocinador a Igreja católica, sua produção se desenvolveu toda no domínio da arte sacra.
Eusébio de Matos e Guerra foi um dos maiores pintores da arte barroca brasileira. Orador e poeta de nacionalidade portuguesa nascido no Brasil Colônia que atuou no Brasil entre 1629 e 1692; era irmão de Gregório de Matos.
Frei Jesuíno do Monte Carmelo viveu entre 1764-1819 em Itu-SP. Seu nome religioso era Jesuíno Francisco de Paula Gusmão e ele foi pintor, arquiteto, escultor, encanador, dourador, entalhador, mestre em torêutica, músico, poeta e padre carmelita brasileiro.
José Teófilo de Jesus (1758- 1847) foi um pintor e decorador brasileiro, um dos mais notados representantes da Escola Baiana de pintura.
Frei Agostinho de Jesus foi um dos primeiros escultores a trabalhar no Brasil. Possivelmente, foi um discípulo do frei Agostinho da Piedade, trabalhando em estilo semelhante ao do artista na produção de estatuária sacra em terracota. Nasceu em 1600 e faleceu em 1661 no Rio de Janeiro.
O CCBB BH apresenta, até 28 de fevereiro de 2026, esta no Céu – Mirĩ'kʉã…
1. O Fim da "Geografia de Permissão" Houve um tempo em que o endereço de…
O Mercado Pós-Intermediação O ano de 2026 marca a consolidação de uma mudança sísmica que…
A exposição Joaquín Torres Garcia – 150 anos em cartaz no CCBB se destaca de forma surpreendente pela sua…
O mundo da arte viveu, em 2025, um período de inflexão decisivo. Entre grandes exposições…
A Tarsila do Amaral S/A (TALE) e a LiveIdea venceram o Prêmio Caio, considerado o…