Curiosidades

Você sabe qual a diferença entre Rococó e Barroco?

O Rococó surge como um desdobramento da arte barroca

Por Joy de Paula - dezembro 29, 2016
31268 0
Pinterest LinkedIn

A diferença entre o Rococó e o Barroco é mínima. Considerando que o rococó é um movimento artístico nascido na França, no início do século XVIII, ele se enquadra em uma vertente oriunda do Barroco, porém, diferente no ponto de vista. O termo rococó vem do francês rocaille, que quer dizer, concha. Essa arte cumpre funções de decoração, que engloba as áreas da arquitetura e da ornamentação de objetos.

Os movimentos que estavam consolidados na Europa, na época, eram o Arcadismo e o Barroco. O Rococó surge como uma forma pejorativa da arte barroca, pois, esta era totalmente destinada às construções religiosas, enquanto o Rococó, gradualmente, foi se introduzindo na sociedade europeia, na pintura, decoração de interiores, etc.


Principais características:

  • Texturas e curvas sempre suaves
  • Cores claras, representadas nos tons de dourados e cores pastéis, nas pinturas e decorações de interiores e objetos como: mesas, cadeiras, camas, mobílias, etc.
  • Obras que produziam imagens de festas nobres, além de retratar uma sociedade que almeja a felicidade e prazeres
  • Construções que são e se remetem à leveza, em oposição às barrocas

Diferença entre Rococó e Barroco no campo das pinturas

rococó; Jean Honoré Fragonard- O amoroso coroado
Jean Honoré Fragonard – O amoroso coroado Exemplo de arque Rococó.

arte-barroca-Caravaggio
Flagelação de Cristo (1607), de Caravaggio
Exemplo de arte barroca, em oposição estética e conceitual ao estilo Rococó

Na obra de Caravaggio, temos um apelo emocional muito mais forte, forte presença do caráter religioso e tonalidades mais fortes.


Diferença entre Rococó e Barroco no campo da arquitetura

O Rococó, na arquitetura, apresenta atributos que se assemelhavam ao do mundo real. Os tetos, normalmente, apresentam as paisagens desenhadas e as representações da natureza. Essa arte, por não seguir a mesma linha do barroco — que trabalhava com elementos da religiosidade, foi considerada uma arte fútil, pejorativa.

Havia vários artistas em destaque na época, que aderiram ao rococó, como: Jean-Antoine Watteau, Jean-Honoré Fragonard, Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), François Boucher, entre outros.

Diferença entre rococó e barroco. Arquitetura em Rococó
Arquitetura em Rococó.

Diferença entre rococó e barroco - Glorificação de Nossa Senhora, Igreja de São Francisco
Glorificação de Nossa Senhora, Igreja de São Francisco.

No Brasil, a arte barroca e do rococó se manifestaram por um dos mais ilustres artistas, o Aleijadinho. Antônio Francisco Lisboa foi escultor, entalhador e arquiteto. Ele fez muitos trabalhos de escultura, em que lidava com artigos religiosos, reproduzindo estátuas de anjos, de Cristo, de Nossa Senhora, a estátua do Profeta Ezequiel, etc.


Veja também:


Você quer receber e-books, informações sobre cursos, palestras e mercado de arte?


Fonte

Arte Barroca

Deixe um comentário

avatar
  Inscrever  
Notificar de