Artista da Semana

Bansky em seu anonimato na Big Apple

Por Equipe Editorial - outubro 24, 2013
2893 0
Pinterest LinkedIn

O emblemático e misterioso artista de rua Banksy, originário do Reino Unido,  está no meio de sua residência de um mês em Nova York, mas diz que diversos lugares que ele planejava fazer sua arte tornaram-se rapidamente muito chique para o seu gosto.

“Quando voltei aos lotes vazios que planejava usar, encontrei condomínios construídos sobre eles já!”, Banksy disse em sua inédita entrevista com o Village Voice. Ele disse que havia demarcado lugares da cidade há meses atrás e ficou chocado com a velocidade de desenvolvimento de NYC.
‘Escolhi a cidade pelo seu alto tráfego de pedestres e pela quantidade de esconderijos”, disse ele. ‘Mas talvez eu devesse estar em algum lugar mais relevante, como Pequim ou Moscou, mas a pizza não é tão boa.”

O famoso grafiteiro escolheu o jornal New York City para dar a sua primeira entrevista porque ele sente uma “afinidade com os jornais que oferecem conteúdo de qualidade gratuitamente nas esquinas “, embora, como todos os que tentara fazer contato com Banksy perceberam, o Village Voice descobriu que ele não é inteiramente aberto em falar sobre o seu trabalho.
Através de um assessor de imprensa do Reino Unido, Banksy discutiu seu trabalho, o seu anonimato auto-imposto, e os seus planos para criar um novo trabalho nas ruas da Big Apple durante o mês de outubro.
“Eu represento o artista Banksy,” começou ele em um e-mail para o Village Voice, com o assunto “confidencial”. A revista Village Voice recebeu esta mensagem em setembro através de seu assessor Jo Brooks, que seria o facilitador entre a revista e Banksy, que mantém sua identidade oculta, em parte por causa da natureza ilegal de seu trabalho.

Seu último projeto tem o título “Melhor fora do que dentro: uma residência artística nas ruas de Nova York” que acontece ao longo do mês consiste em postar e compartilhar registros fotográficos de suas obras no site BanksyNY.com partir de 1 º de outubro, como se fosse um diário.
“O plano é viver aqui, reagir às coisas, ver a paisagem urbana e pintar sobre ela”, disse Banksy o Village Voice por email. “Alguns serão mais elaborados, e outros vão ser apenas um rabisco na parede de um banheiro”
Desde 1 de outubro Banksy tem usado sua técnica de stencil para transformar edifícios de Nova York em sua tela.
Houve também uma tentativa de transformar a pichação de outros grafiteiros da cidade em shows da Broadway simplesmente adicionando um stencil escrito ‘The Musical’ abaixo de frases como ‘máfia Playground’ e ‘roupa suja’.

Além de suas obras pintadas, Banksy também criou uma instalação móvel de um jardim, com arco-íris e cachoeira, na parte de trás de um caminhão de entrega.
Banksy disse a voz, ele visitou Nova York alguns meses atrás “para fazer o reconhecimento do local para seu show de outubro, mas se recusou a dizer quanto tempo ele pretende ficar depois de terminar sua obra de arte – uma por dia na cidade – até 31 de Outubro .

“Comecei a pintar na rua porque era o único local que iria me ter uma exposição”, ele escreve. “Agora eu tenho que manter a pintura na rua para provar a mim mesmo que não era um plano cínico. Além disso, ele economiza dinheiro em ter que comprar telas”
Uma das questões colocadas ao grafiteiro, que também já vendeu sua arte para Angelina Jolie e Brad Pitt, foi focada na questão do lucro:
‘O artista está fazendo lucro de sua residência de Nova Iorque?
“De alguma maneira – o sucesso comercial é um sinal de fracasso para um grafiteiro”, ele escreve. “Nós não deveríamos ser abraçados desta maneira. Quando você olha para como a sociedade recompensa financeiramente as pessoas erradas, é difícil não ver o reembolso financeiro como um emblema da mediocridade.”

Enquanto Banksy preferiu não responder a muitas das perguntas do Village Voice – como “Quantas pessoas que você pode confiar?”, “O peso de toda a sua anonimidade nunca pareceu demais para carregar?” ou “Como sabemos se é o Banksy que realmente responde a estas perguntas e não um príncipe nigeriano ou um hacker adolescente do exército eletrônico da Síria?” -ele respondeu o por que escolheu Nova York para a sua residência artistica.
‘New York chama de grafiteiros como um velho e sujo farol. Todos nós queremos provar de nós mesmos aqui “, Banksy escreveu.

Para conhecer mais de seu projeto em NYC, clique aqui.

 day5

 

SNF0412A_682_1119008a

 

FOR_WEB_day_wide

 

b-osgen-2-corrected-sized-01

 

b-osgen-1-corrected-sized-01

 

day1

 

article-0-189ED6C400000578-960_634x425

 

article-0-18904ED100000578-418_634x566

 

article-0-189ED6D600000578-413_634x739

 

article-0-18904ED500000578-675_634x424

 

 

Reportagem traduzida do site Dailymail.co.uk

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários