Alfredo Volpi

ítalo-brasileiro, 1896-1988

Nenhuma obra deste artista no momento.

Disponibilidade
Valor
alfredo volpi

Alfredo Volpi (1896-1988) foi um pintor ítalo-brasileiro. Considerado um dos mais destacados pintores da Segunda Geração da Arte Moderna Brasileira, suas pinturas são caracterizadas por casarios e bandeirinhas coloridas.

Nasceu em Lucca, Itália, no dia 14 de abril de 1896. Em 1897, sua família emigrou para o Brasil e fixou residência na região do Ipiranga, em São Paulo, onde estabeleceu um pequeno comércio.

Volpi foi aluno da Escola Profissional masculina do Brás. Em 1911, começou a aprender a pintar frisos, painéis e murais nas paredes das mansões das famílias da alta sociedade paulistana. Nessa mesma época, começou a pintar sobre madeira e tela.

Em 1934, Volpi participou de sessões conjuntas de desenho de modelo vivo do grupo Santa Helena, no ateliê da Praça da Sé. Em 1936, participa da formação do Sindicato dos artistas Plásticos de São Paulo e em 1937, expõe com a Família Artística Paulista.

Ao longo de sua carreira, Alfredo Volpi passou por várias fases, recebeu influência de pintores clássicos e impressionistas, criou sua própria linguagem, evoluindo das representações de cenas da natureza para representações dominadas pelas cores e pelo seu estilo próprio representando o abstrato e geométrico.

Os seus mais importantes registros desse estilo são seus casarios e bandeirinhas coloridas, sua marca registrada, sendo chamado de “mestre das bandeirinhas.” O pintor não fazia uso de tintas industriais, produzia suas próprias tintas, onde diluía verniz, clara de ovo e pigmentos naturais, como terra, ferro, óxidos etc.

Alfredo Volpi faleceu em São Paulo, no dia 28 de maio de 1988.

Nenhum artigo sobre esse artista no momento.