Egas Francisco

brasileiro , 1939
Photo Profile Egas Francisco

Egas Francisco é artista plástico, pintor, desenhista, cenógrafo e professor brasileiro reconhecido pelo mundo, principalmente no Brasil e Europa. Nasceu em São Paulo, na Vila Mariana (1939), e mudou para Campinas aos sete anos, onde mora até hoje. Lecionou educação artística no Instituto D. Nery e, no Centro de Ciências, Letras e Artes, dirigiu o departamento de pintura, sendo o fundador do curso livre para engraxates e jornaleiros. Ministrou o curso Introdução à Arte Contemporânea no Senac, em 1979, e o curso Os Pintores Malditos, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas, MACC, em 1981.

O artista participou de diversas exposições, entre elas, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (Masp), da Bienal de Udine, Itália, tendo feito exposições na Europa, em importantes cidades como Stuttgart, Milão, Frankfurt Main e Amsterdã. Tem obras em importantes coleções particulares da Europa e da América e em acervos de museus e pinacotecas: Museu de Arte de Murcia (Espanha); Laboratório Degli Artisti (Udine, Itália); Pinacoteca Garcia Lorca (Granada, Espanha) e “Amigos Del Arco” (Madri, Espanha).


Críticas:

“Muitíssimo conhecido na Europa e especialmente na Itália, Egas foi muito discutido e divulgado nos ambientes da crítica. Faz pintura por necessidade interior, sendo figurativo por lhe parecer inútil inovar linguagens para manifestar verdades imutáveis. Reconhecido pela singularidade das suas composições devotadas ao Expressionismo, observa tudo de uma maneira inquietante, possuindo um sonho nobre e mágico, retratando e construindo para o enriquecimento da existência bíblica, dos mitos e dos enigmas, desde o divino do Paraíso ao inferno do Purgatório”.
Narcizo Martins
MARTINS, Narcizo. Panorama da arte contemporânea. Tito Alencastro. Narcizo Martins. Narcizo Martins; Mary Martins. s.l., Gráfica e Ed. C, 1986.

Nenhum artigo sobre esse artista no momento.