Luca Parise

França, 1991
Disponibilidade
Categoria
Galeria
Valor
Luca Parise

Sobre as obras de Luca Parise

Como imantar a vida da vida? Como reanimar suas superfícies? Como fundá-la a cada gesto, a cada objeto eleito por nossas mãos? São essas as perguntas que me provocam as obras do artista Luca Parise. E elas me provocam já a modo de respostas. Elas são capazes de dar uma resposta afirmativa através do silêncio da plástica.

Luca não apenas dispõe, mas cria a partir das superfícies frequentadas por seus sentidos: comumente atadas ao tédio do dia-a-dia, à eficiência industrial, à cegueira da utilidade, são reformuladas numa nova instância de matéria no mundo, em que há lugar para a fúria da espontaneidade, para a força irresistível da individualidade. As cores, formas e texturas, antes exauridas na revisitação infinita do cotidiano, imantam-se da trágica finitude do destino humano. Parecem mesmo ganhar mortalidade.

Os materiais mais comuns da vida, frequentemente substituídos, instauram uma ilusão de eternidade. Uma esponja de palha de aço sobreviverá na próxima esponja como uma garantia desse movimento infindo. Mas Luca quer que ela passe a arranhar os olhos como cabelos acumulados no ralo. Quer que ela respire feito um rastro de nosso corpo.

Como dejetos ou restos de pele e gordura os materiais de seus trabalhos apontam-nos a precariedade do corpo e dos espaços que ocupa, mas guardam algo de sua latência, nos lembram de que pulsa. Já não fazem parte da paisagem indiferente da vida mas estão inoculados dela, tornados em entes discretos e incontornáveis, e assim fundam um mundo: estão imbuídos, à maneira de totens, oratórios e penduricalhos devocionais, de ritmo anímico. É como se arquejassem a própria insipidez em busca de um objeto digno do desejo, e como esse objeto nunca chega induzem o artista a fundar pequenas prisões maravilhosas, possíveis, a aflorar a liberdade no momento da afronta do limite; assim, são capazes de tocar o cerne escandaloso do que vive, pulsando ritmado em contradição com seu fim.

Bruno Nascimento de Abreu, São Paulo, 2017

http://www.lucaparise.co/

Cronologia

Formação
2018
/ Professor assistente aula Escultura Atelier do Centro (Prof. Gabi Celan , orientação Rubens Espírito Santo),
Professor assistente aula Gravura a Atelier do Centro (Prof. Gabriel Botta, orientação Rubens Espírito Santo,
2016
Assistente pedagógico de Rubens Espírito Santo no curso “Introdução ao Heidegger,
Assistente pedagógico de Rubens Espírito Santo no curso “Arte e Espiritualidade” no espaço Ypsilone,
Exposições
2019
SP - ARTE - Solo show pela galeria Aura,
2017
42° SARP – Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâne,
Exposição Insider (Luca Parise e Inna Cymlich) na galeria Fita Tap,
2016
48ª Salão de arte Contemporânea de Piracicaba,
2015
Exposição coletiva no Atelier do Centro,
Exposição coletiva na Gallery 175 (Coréia do Sul) - video ‘Asd’ ,

Nenhum artigo sobre esse artista no momento.