Cinema

A lógica de Thanos e a filosofia do utilitarismo

Thanos talvez não seja tão mau como parece. Nesta matéria falaremos os motivos pelos quais ele pode ser um tanto quanto altruísta.

Um dos filmes que fez sucesso nos cinemas foi: “Os Vingadores, guerra infinita”, onde quase todos os heróis da Marvel entram em ação para tentar parar o grande vilão do filme.

A pergunta que devemos fazer é. Será que os vilões se consideram pessoas más?

Por trás de toda pessoa existe um conjunto de lógicas que foram construídas ao longo da vida. Em alguns casos estas lógicas são distorcidas e a noção entre o bem e o mau se mistura. Aliás, o que é o bem e o que é o mau? Neste texto vamos falar sobre o Utilitarismo e as definições de bem e mau.

Antes disto, aqui vai uma lista de 4 razões por que Thanos não era tão mau assim.

1. Superpopulação

Thanos estava apenas matando populações porque elas estão superpovoadas. Os cidadãos estavam sem comida devido à superpopulação. Thanos matou a cidade de Gamora porque as crianças iam para a cama sofrendo e a cidade estava desmoronando socialmente. Com este sofrimento ele criou uma concepção do que era bom para o conjunto e não ao individuo.  Thanos vê que a superpopulação é um problema e ele quer consertá-la para que os outros não sofram.

2. Ele é simpático

Ele se sente responsável por fazer o que os outros não conseguem. Se o objetivo principal do Thanos fosse destruir e conquistar o universo inteiro, não levaria muito tempo para matar todos vivos, mas ele não faz isso. Ele poupa a vida de muitos Vingadores e outras pessoas. Thanos não quer matar pessoas inocentes sem motivo, ele não está discriminando, ele está escolhendo pessoas aleatoriamente. Ele não tem ressentimentos pessoais contra cidades, planetas ou seu povo. Não é como se ele matasse com um sorriso no rosto também. Ele realmente se sente útil matando as pessoas.

3. Thanus tem um coração e sacrificou tudo pelo que acreditava

Thanos tem um coração. Quando ele vai recuperar a Pedra da Alma do Caveira Vermelha, ele tem que sacrificar o que mais ama, sua filha.

Gamora acha que Thanos não ama ninguém além de si mesmo, mas realmente a única coisa que Thanos amava era ela. Assim que ele vai sacrificar Gamora, ele diz que sente muito, e ele também está chorando. Isso é muito triste. Thanos tem um coração e não queria apenas matar sua filha para se tornar o conquistador do universo. Ele o fez por um bem maior.

4. Sua motivação é diferente

Thanos está determinado a estalar os dedos e matar metade do universo sem causar dor. Durante todo o filme ele procura as joias do infinito. Elas vão, como mostra no final, eliminar as pessoas sem sofrimento ou dor. Elas simplesmente são pulverizadas. Uma vez acontecendo isto Thanus se coloca em uma posição de contemplação.

Entendendo a Lógida de Thanos através do Utilitarismo

utilitarismo é uma doutrina ética defendida principalmente por Jeremy Bentham e John Stuart Mill que afirma que as ações são boas quando tendem a promover a felicidade e ruins quando tendem a promover o oposto da felicidade.

Filosoficamente, pode-se resumir a doutrina utilitarista pela frase:

Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar (Princípio do bem-estar máximo).

Trata-se então de uma moral eudemonista, mas que, ao contrário do egoísmo, insiste no fato de que devemos considerar o bem-estar de todos e não o de uma única pessoa.

Antes de quaisquer outros, foram Jeremy Bentham e John Stuart Mill  que sistematizaram o princípio da utilidade e conseguiram aplicá-lo a questões concretas – sistema político, legislação, justiça, política econômica, liberdade sexual, emancipação feminina, etc.

Em Economia, o utilitarismo pode ser entendido como um princípio ético no qual o que determina se uma decisão ou ação é correta, é o benefício intrínseco exercido à coletividade, ou seja, quanto maior o benefício, tanto melhor a decisão ou ação será.

O Princípio do Utilitarismo

Bentham expõe o conceito central da utilidade no primeiro capítulo do livro Introduction to the Principles of Morals and Legislation (“Introdução aos princípios da moral e legislação”), da seguinte forma:

“Por princípio da utilidade, entendemos o princípio segundo o qual toda a ação, qualquer que seja, deve ser aprovada ou rejeitada em função da sua tendência de aumentar ou reduzir o bem-estar das partes afetadas pela ação. (…) Designamos por utilidade a tendência de alguma coisa em alcançar o bem-estar, o bem, a beleza, a felicidade, as vantagens, etc. O conceito de utilidade não deve ser reduzido ao sentido corrente de modo de vida com um fim imediato.”

Cinco princípios fundamentais são comuns a todas as versões do utilitarismo:

  • Princípio do bem-estar: O “bem” é definido como sendo o bem-estar. Diz-se que o objetivo pesquisado em toda ação moral se constitui pelo bem-estar (físico, moral, intelectual).
  • Consequencialismo: As consequências de uma ação são a única base permanente para julgar a moralidade desta ação. O utilitarismo não se interessa desta forma pelos agentes morais, mas pelas ações – as qualidades morais do agente não interferem no “cálculo” da moralidade de uma ação, sendo então indiferente se o agente é generoso, interessado ou sádico, pois são as consequências do ato que são morais. Há uma dissociação entre a causa (o agente) e as consequências do ato. Assim, para o utilitarismo, dentro de circunstâncias diferentes um mesmo ato pode ser moral ou imoral, dependendo se suas consequências são boas ou más.
  • Princípio da agregação: O que é levado em conta no cálculo é o saldo líquido (de bem-estar, numa ocorrência) de todos os indivíduos afetados pela ação, independentemente da distribuição deste saldo. O que conta é a quantidade global de bem-estar produzida, qualquer que seja a repartição desta quantidade. Sendo assim, é considerado válido “sacrificar uma minoria”, cujo bem-estar será diminuído, a fim de aumentar o bem-estar geral. Esta possibilidade de sacrifício se baseia na ideia de compensação: a desgraça de uns é compensada pelo bem-estar dos outros. Se o saldo de compensação for positivo, a ação é julgada moralmente boa. O aspecto dito sacrificial é um dos mais criticados pelos adversários do utilitarismo.
  • Princípio de otimização – O utilitarismo exige a maximização do bem-estar geral, o que não se apresenta como algo facultativo, mas sim como um dever.
  • Imparcialidade e universalismo – Os prazeres e sofrimentos são considerados da mesma importância, quaisquer que sejam os indivíduos afetados. O bem-estar de cada um tem o mesmo peso dentro do cálculo do bem-estar geral. Este princípio é compatível com a possibilidade de sacrifício. A princípio, todos têm o mesmo peso, e não se privilegia ou se prejudica ninguém – a felicidade de um rei ou de um cidadão comum são levadas em conta da mesma maneira. O aspecto universalista consiste numa atribuição de valores do bem-estar que é independente das culturas ou das particularidades regionais. Como o universalismo de Immanuel Kant, o utilitarismo pretende definir uma moral que valha universalmente.

Entenda os erros por trás desta lógica de Thanos e do utilitarismo

Após ler tudo isto você pode começar a se convencer de como tudo isto é útil. Mas agora é a hora de entendermos as falácias por trás de todo este discurso.

Os ideólogos do utilitarismo são acusados de promover sem justificativa uma sociedade superior ou de apoiar a «lei da selva» na economia. Para seus críticos, a ciência econômica utilitarista reduz o indivíduo a um objeto racional autossuficiente (quando na verdade os indivíduos são interdependentes com os demais) e se esquece das ligações sentimentais dos indivíduos entre si.

Conclusão

Em nenhum momento se pensou em atuar nas fontes dos problemas para que estes sejam resolvidos. Com todas as joias do infinito, Thanos poderia ajudar o universo a se educar, a produzir alimentos mais eficientemente e eventualmente a usar anti-concepcionais. Se está funcionando até no planeta Terra, por que não funcionaria nos outros planetas?!

Não sei se um filme com este roteiro daria muita audiência. Um filme onde as pessoas com muito poder fossem adultas e promovessem o bem geral do universo.

A questão básica do que acontece na lógica de Thanos tem origem na sua infância, na formação do caráter e das “verdades” em sua pseudo-lógica. Mas isto fica para uma outra matéria sobre a formação do I.D, Ego e Super-ego dos vilões de cinema.

Veja Também:

https://arteref.com/diversos/os-38-melhores-personagens-de-desenhos-animados-de-todos-os-tempos-voce-se-lembra-do-9/

Fontes:

Mill, John Stuart (1863). Utilitarianism (1 ed.). London: Parker, Son & Bourn, West Strand. Retrieved 6 June 2015. via Google Books. Ideias tiradas dos textos de Hank Kalet, https://hankkalet.tumblr.com/. Quora, https://www.quora.com/Is-Thanos-a-utilitarian-or-a-nihilist-What-is-his-philosophy-based-on-his-actions-in-Avengers-Infinity-War. Reddit, https://www.reddit.com/r/marvelstudios/comments/9vbanv/would_you_guys_say_that_thanos_is_a_utilitarian/

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Paulo Varella

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

View Comments

  • Sou fã de Thanus (e entraria voluntariamente em qualquer lista de eliminação dele, desde que o critério fosse: morrem os irracionais, os estúpidos - não, você não vai me ver dizendo os 'esquerdinhas', mesmo que), mas você não pesquisou direito sua motivação original...
    Thanus era amante da Morte (sim, a própria) mas não se achava digno de reinar ao seu lado, em pé de igualdade porque as mortes que ele causou, diretamente, eram um nada perto dos feitos de sua amada.
    Ele, então, resolve que precisa descobrir uma maneira de amealhar poder suficiente, para conseguir eliminar uma quantidade de seres tão grande que o faça sentir-se no mesmo nível dela.
    É quando ele estuda e descobre sobre a luva e as pedras...
    Mais uma vez, a 'coisinha' levando os machos a extremos...
    Sacada boa, dele, foi aproveitar e dar um alívio pro Universo...
    SPOILER ALERT: pena que não conseguiu...

    • Bem notado e corrigido. Uma matéria sobre o Thanus fica para um outro momento.

Recent Posts

O Universo de Cildo Meireles: arte, política e reflexão crítica

Cildo Meireles é reconhecido como um dos artistas mais originais e influentes do Brasil contemporâneo.…

10 horas ago

MASP escola oferece quatro cursos de estudos críticos em maio

O MASP Escola apresenta, em maio de 2024, quatro cursos organizados pelo MASP Escola. São…

1 dia ago

As 5 obras mais caras do mundo feitas por artistas ainda vivos

As obras de arte que carregam uma história, um contexto mais abrangente, tendem a ser…

1 dia ago

Os principais movimentos artísticos no Brasil

O Brasil possui uma rica história artística marcada por diversos movimentos que influenciaram não apenas…

1 dia ago

10 artistas brasileiros mais influentes da atualidade

Se há algo que define a arte contemporânea brasileira, é a diversidade de talentos e…

4 dias ago

38 equívocos que artistas pensam sobre as galerias

As galerias de arte muitas vezes possuem uma reputação de serem cheias de dinheiro e…

4 dias ago