Categories: CinemaMúsica

MIS: Cinematographo com Jorge Peña e Eduardo Contrera

Jorge Peña e Eduardo Contrera sonorizam filme mudo dirigido pela dupla Paul Wegener e Carl Boese  no MIS

Com o objetivo de resgatar a atmosfera das primeiras sessões de cinema, o MIS, Instituição da Secretaria de Estado da Cultura, promove o Cinematographo, que conta com projeção de filmes mudos sonorizados por músicos ao vivo.

Na edição de setembro do Cinematographo, o MIS traz os músicos Jorge Peña e Eduardo Contrera para executar ao vivo, trilha sonora desenvolvida especialmente para o filme O Golem (dir. Paul Wegener e Carl Boese, 1920, 85min). O título se refere a um termo ligado à tradição do judaísmo, e representa um ser artificial mítico, que pode ser trazido à vida por meio de um processo mágico, e tem a função de proteger a comunidade. O evento está marcado para domingo, 09/09, às 16h, no MIS.

Lançado em 1920, Golem é um filme mudo dirigido pela dupla Paul Wegener e Carl Boese, considerado parte fundamental do movimento do Expressionismo Alemão, que durou de 1918 até 1928. O filme é ambientado em Praga, onde uma pequena vila de judeus começa a ser perseguido pelo imperador. Para defender o vilarejo, o cientista Rabbi Lowe recorre à alquimia para criar o Golem. No inicio da experiência, a criatura atende apenas aos comandos de seu mestre. No entanto, com a passar do tempo, o Golem passa a ter autoconsciência e decide por conta própria tomar os rumos de suas ações.

Eduardo Contrera é músico, contador de histórias e escritor. Há mais de 30 anos pratica a Improvisação Livre, trabalhando com Teatro, Dança, Música. Fundador e integrante do Grupo Matéria Bruta de improvisação livre e do Grupo de Teatro, Dança e Improviso Pedra D’Agua; diretor musical, roteirista e intérprete do Projeto de Incentivo à Leitura “Ler é uma viagem”; e, ao lado da musicista Elaine Giacomelli realizou a direção musical de diversos espetáculos, com os Parlapatões desempenhou a direção musical, ao lado de Hugo Possolo para “Clássicos do Circo”.

Como músico cênico e ator participou de vários espetáculos com os grupos Parlapatões e Pia Fraus e como percussionista tocou oito anos com Edson Cordeiro, participando de quatro discos e de vários os principais festivais de música Europeus. Também tocou e gravou com os músicos Mônica Salmaso, Rita Ribeiro, Virgínia Rosa, Oswaldinho do Acordeon, Sá e Guarabira, entre outros. Atualmente, participa de duas formações: duetos com Dimos Goudaroulis e Jorge Peña; assina a direção musical da Cia. Kiwi de Teatro; e participa do grupo experimental de percussão “Ñande Rú”.

Jorge Peña nasceu no Uruguay, é fotógrafo, percussionista e sonoplasta. Iniciou sua carreira em 1977 em Montevideo, quando apresentou “Entre Pitos y Flautas” de Ricardo Fontana e coreografias de Adriana Lagomarsino. Participou de uma turnê com Mercedes Sosa pelo Brasil em 1987. Trabalhou com The Seoul Sister Cities Folk Music & DanceFestival e viajou para Seul (Coréia) com o grupo de dança “Batá Kotó” . No teatro, integrou o Grupo Ornitorrinco e, até hoje, faz parte da Companhia de Teatro Pessoal do Faroeste, do diretor Paulo Faria. De julho de 2006 a dezembro de 2007, desenvolveu o projeto “Sonoplastia dos Sonhos” dentro do Presídio Feminino de Sant’Ana. Também dirigiu a oficina de Sonoplastia e Memória Auditiva para o Núcleo Experimental do teatro Popular do SESI – SP. Fez parte da Orquestra Mediterrânea, composta por 24 músicos de diferentes regiões do Mar Mediterrâneo, também, participou da 1ª e 2ª Jornada de Cinema Silencioso da Cinemateca Brasileira.

Participa de grupos experimentais como Ñande Ru, Amálgama. Suas criações sonoras renderam-lhe o álbum “Texturas Sonoras”, lançado em 2008 e apresentações por todo o Brasil e em países como Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Holanda, Suíça, Itália, Costa Rica e Coréia do Sul. Em 2010, fez turnê pelo Brasil e Alemanha com a Andcompany&Co. de Berlin, apresentando FatzerBraz, e realizou trilha para o espetáculo “Area Reescrita”, da Companhia de Dança Contemporânea J. Gar.Cia. 2010-2011.

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Equipe Editorial

Os artigos assinados pela equipe editorial representam um conjunto de colaboradores que vão desde os editores da revista até os assessores de imprensa que sugeriram as pautas.

Recent Posts

Como aumentar seu tráfego online? Dicas para artistas

Ter visibilidade é fundamental para que você consiga comercializar a sua arte e construir uma…

7 horas ago

10 mestres do autorretrato e suas peculiaridades

Os 10 mestres do autorretrato reunidos aqui são aqueles artistas que tiveram um volume considerável…

7 horas ago

Quem foi a mulher retratada em Olympia de Manet?

Olympia (1863) é uma obra controversa feita pelo pintor francês Édouard Manet. O quadro, que…

7 horas ago

Qual é a diferença entre arte sacra e arte religiosa?

Uma obra de arte inserida no espectro religioso pode variar de conceito se analisarmos o…

7 horas ago

Você sabia? Rainha Elizabeth II inaugurou o MASP

Você sabia que a rainha Elizabeth II já visitou o Brasil? E não foi uma visita em…

3 dias ago

Top 10 artistas do hiper-realismo que você precisa conhecer

O hiper-realismo é derivado do fotorrealismo, e teve sua origem na segunda metade do século XX. A…

3 dias ago