‘O CINEMA DOS TRAPALHÕES –
POR QUEM FEZ E POR QUEM VIU’
Livro de Rafael Spaca narra a trajetória no cinema do quarteto formado por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, que já chegou a ser responsável por 6 das 10 maiores bilheterias da história do cinema nacional.
Em São Paulo, dia 18 de abril, na Caixa Belas Artes, às 19h
Capa de Andrea Pedro
Produzido pelo radialista e pesquisador cultural Rafael Spaca, ‘O CINEMA DOS TRAPALHÕES – POR QUEM FEZ E POR QUEM VIU’, um lançamento da Editora Laços, reúne 132 entrevistas realizadas ao longo de quatro anos com diretores, músicos, técnicos e artistas que trabalharam com os ‘Os Trapalhões’.
Com apresentação do ator e diretor Cássio Scapin, prefácio do jornalista Marcelo Fontana e quarta capa escrita pelo produtor cinematográfico Dênis Feijão, o livro pretende recuperar por meio de extensa pesquisa histórica e depoimentos pessoais uma das mais bem sucedidas experiências do cinema brasileiro.
Além do próprio Renato Aragão, que conversou com o autor por mais de três horas, estão no livro relatos de cineastas como Del Rangel, José Alvarenga Jr., Roberto Farias, Silvio Tendler e Vitor Lustosa, dos roteiristas Braz Chediak, Doc Comparato e Mauro Wilson, das atrizes Alcione Mazzeo, Ana Maria Magalhães, Bia Seidl, Bruna Lombardi, Carla Daniel, Cristina Prochaska, Denise Dummont, Fafy Siqueira, Gisele Fraga e dos atores Carlos Koppa, Ivo Setta, João Bourbonnais, Mário Cardoso, Paulo Reis, Ronnie Von e Tony Tornado.
Os músicos Afonso Nigro (ex-Dominó), Alex Gill (ex-Polegar) e Lenine se juntam a fenômenos pop como Juninho Bill e Amanda Acosta (ambos ex-Trem da Alegria) e Andreia Faria (ex-Paquita) e contam a respeito de suas participações nos filmes dos Trapalhões.
Dedé Santana também conversou com o autor.
A este time se juntam ainda dezenas de técnicos e outros profissionais da sétima arte como técnicos de som, estagiários, diretores de fotografia, cenógrafos, continuístas, produtores, figurinistas, cartazista, produtor executivo, dublês, produtora de elenco, montadora, assistentes de produção, quadrinistas, assistentes de câmera, diretor de arte, fãs, jornalistas, críticos de cinema no maior levantamento histórico e reflexivo a respeito do cinema realizado pelos Trapalhões.
O livro conta ainda com dois álbuns de fotos raras, cedidas pelos próprios entrevistados, que mostram cenas de bastidores destas produções.
SERVIÇO:
Livro: O Cinema dos Trapalhões: por quem fez e por quem viu
Número de páginas: 554
Editora: Laços
Autor: Rafael Spaca
Preço: R$50,00 (cinquenta reais)
Lançamento: 18 de abril (em São Paulo) e 25 de abril (no Rio de Janeiro)
Ter visibilidade é fundamental para que você consiga comercializar a sua arte e construir uma…
Os 10 mestres do autorretrato reunidos aqui são aqueles artistas que tiveram um volume considerável…
Olympia (1863) é uma obra controversa feita pelo pintor francês Édouard Manet. O quadro, que…
Uma obra de arte inserida no espectro religioso pode variar de conceito se analisarmos o…
Você sabia que a rainha Elizabeth II já visitou o Brasil? E não foi uma visita em…
O hiper-realismo é derivado do fotorrealismo, e teve sua origem na segunda metade do século XX. A…