Educação

Como fazer seu filho se interessar por arte

Cada vez mais vemos a integração entre as artes com as disciplinas focadas na primeira infância.

Por Equipe Editorial - janeiro 24, 2020
13552 0
Pinterest LinkedIn

Como fazer seu filho se interessar por arte? Que impacto ela pode ter em seu desenvolvimento? O que pode ser feito para incentivar o interesse por arte?

No vídeo abaixo temos a resposta para essas perguntas

Não se esqueça de se inscrever no nosso canal Art Talks para não perder nenhuma novidade.


Os benefícios da arte na primeira infância

Arte pode ter um efeito positivo sobre as crianças pequenas segundo evidências mostradas pelo National Endowment for the Arts (NEA).

Há conexões entre as artes – incluindo música, teatro, artes visuais e literatura – e habilidades sociais e emocionais como “ajudar, cuidar e compartilhar atividades”.

Cada vez mais há a integração entre as artes com as disciplinas focadas à primeira infância. Assim, a arte passa a ser usada também como uma forma de ajudar as crianças a aprender outros assuntos.

A arte se conecta com o mundo ao redor e há o aumento de iniciativas que não são apenas “refletir sobre arte e aprender sobre arte”, mas também “ter interesse por arte e entender como ela se relaciona com a sua compreensão do mundo”.

A arte pode amenizar as emoções negativas que uma pessoa sente ao recordar os detalhes de um triste evento pessoal.


1) Vá a exposições interativas

  • Exposições interativas e lúdicas encorajam famílias a fazerem coisas juntas, assim, além conectar as famílias com as atividades dos artistas, também inspira a criatividade.
  • Produzir e experimentar dentro do museu pode ser muito significante porque permite que as crianças liguem suas próprias formas imaginativas com a arte que veem ao redor delas.
  • Esses programas se tornam espaços comunitários e flexíveis para as famílias experimentarem arte, pois ao tornar os programas de seus filhos focados na família, ótimas experiências entre pais e filhos podem surgir enquanto aprendem e fazem arte juntos.
  • A ideia de um espaço comum para a exploração de arte é popular em vários museus, eles estão cheios de mesas e bancos coloridos, onde as famílias se reúnem para ver e fazer arte, participando de apresentações de música e histórias.
  • Tornar a arte familiar, um evento cotidiano, em vez de algo isolado, também ajuda as crianças a se sentirem mais abertas e confortáveis.
Como fazer seu filho se interessar por arte

2) Faça perguntas

Elas realmente ficam animadas com as pessoas que dão confiança a elas. As crianças apreciam quando você dá a elas o espaço e material para que se aventurem sozinhas. Instigar com “o que você acha que pode fazer com essas fitas? E esta máscara?” mostra que ela é capaz e que consegue fazer suas próprias descobertas.

Para encorajar a criatividade, muitos museus adotaram uma abordagem baseada em questionamentos, onde educadores fazem perguntas abertas – enfatizando que não há uma resposta correta – a fim de suscitar ideias e incitar a discussão em torno da arte.

O que você vê? Isso faz você se sentir como? O que você acha que o artista queria dizer aqui? Por que usaram esse material?” e incentivando a ter confiança em suas respostas.

É importante lembrar que não há uma resposta correta.


3) Fique atento com o conteúdo exposto

O estilo ou conteúdo da arte faz diferença dependendo do estágio da vida. Por exemplo, obras de arte que se engajam com questões de identidade podem ser ótimas para adolescentes, e obras altamente experienciais e abstratas podem ser um sucesso para crianças muito pequenas.

Os artistas devem ser seres humanos reais para crianças, não apenas personagens míticos.


Como fazer seu filho se interessar por arte
Via Artsy

Qual foi seu primeiro contato com arte quando criança? Como incentiva seu filho? Conte nos comentários!


Veja também


Via Artsy

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários