Etnolinguística como forma de entender arte de um país

0
372
Self-Portrait c.1799 Joseph Mallord William Turner 1775-1851 (Tate Gallery)

Cada língua que aprendemos vem carregada de significados novos e novas formas de absorção de uma cultura e comportamento.
Da mesma forma que a língua, a arte transmite informações valiosas sobre o comportamento e os hábitos de um povo e seus ancestrais.
Mesmo dentro de um mundo globalizado graças às redes sociais e os mecanismos de comunicação, ainda nos vemos presos pela falta do aprendizado de uma nova língua.

Etnolinguistas estudam o modo como a percepção e a conceituação influenciam a linguagem e mostram como isso está ligado a diferentes culturas e sociedades. Um exemplo é como a orientação espacial é expressa em várias culturas. Em muitas sociedades, palavras para as direções cardeais leste e oeste são derivadas de termos para nascer / pôr do sol. A nomenclatura para as direções cardinais dos falantes Inuit da Groenlândia, no entanto, baseia-se em pontos de referência geográficos, como o sistema fluvial e sua posição na costa. Da mesma forma, os Yurok não têm a ideia de direções cardeais; eles se orientam em relação à sua principal característica geográfica, o rio Klamath.

A Linguística Cultural é um ramo relacionado da lingüística que explora a relação entre a linguagem e as conceituações culturais. Linguística cultural baseia-se e expande os avanços teóricos e analíticos em ciência cognitiva (incluindo ciência de complexidade e cognição distribuída) e antropologia. A linguística cultural examina como várias características das linguagens humanas codificam conceitualizações culturais, incluindo esquemas culturais, categorias culturais e metáforas culturais. Na Lingüística Cultural, a linguagem é vista como profundamente enraizada na cognição cultural em nível de grupo das comunidades de falantes. Até agora, a abordagem da Linguística Cultural tem sido adotada em diversas áreas de pesquisa linguística aplicada, incluindo comunicação intercultural, aprendizagem de segunda língua, Ensino de Inglês como Língua Internacional e Inglês Mundial.

Como tentativa de colocar isto em prática encontramos uma plataforma muito interessante onde diferentes culturas e povos se disponibilizam para ensinar uns aos outros línguas e culturas diversas usando o Skype.

A mais interessante destas plataformas de  Inglês Online  onde se encontrar diferentes especialistas de quase todos os países do mundo para ensinar línguas como o inglês até a geografia e história

Para testar, marcamos uma aula via Skype. Foi tudo muito interessante, pois eu me vi conversando com um professor de um outro país e cultura. Ele me deu todo o apoio possível e inclusive me passou um pouco dos seus hábitos locais. O processo todo foi tão interessante que me fez pensar em lecionar um dia a respeito da arte britânica e outros temas relacionados que eu conheço também.

Para quem tem vontade de aprender uma cultura, este ee um dos caminhos mais interessantes disponíveis hoje em dia( além de morar fora, claro). Tenho certeza de que aprendendo inglês desta forma, artistas como William Hoghart , Thomas Gainsborough e  William Turner  vão ter ter um outro significado depois de um tempo.

 

Comente:

Please enter your comment!
Please enter your name here