Um Pouco do Retrato de Todos Nós

Quem é o artista? Francisco Maringelli
O que vai ter na exposição? Gravuras e série inédita de esculturas
Até quando? 25 de agosto

UM POUCO DO RETRATO DE TODOS NÓS

Francisco Maringelli inaugura uma nova mostra individual em São Paulo. O artista, que recentemente realizou uma grande retrospectiva na Caixa Cultural São Paulo, nos apresenta agora com uma exposição inédita centrada no gênero Retrato. Ao longo de seus mais de 30 anos de carreira, o retrato tem sido uma presença constante na obra de Maringelli. Esta pesquisa teve seu início em 1985 com um primeiro autorretrato (xilogravura “Diante do grande espelho”, dimensões: 55,0 x 16,9 cm) o qual trouxe uma consciência dos limites daquilo que já fora alcançado em termos de figuração, sugerindo então a busca de outras abordagens.

É possível ainda ver uma gravura de Maringelli na exposição realizada pela Pinacoteca do Estado de São Paulo, na Estação Pinacoteca, com o acervo de gravura daquele importante museu: Gravura Brasileira no Acervo da Pinacoteca de São Paulo, em cartaz a partir de 21 de abril de 2013. O artista participa ainda da coletiva Passato Imediato, no Memorial da América Latina. “Um pouco do retrato de todos nós” foi selecionada no edital Proac 21, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Sobre o Artista

Vive e trabalha em São Paulo.  Formado em Artes Plásticas pela ECA/USP e em Arquitetura pela FAU/USP. Frequentou o Ateliê de Gravura do Museu Lasar Segall/SP. Em 2012 lançou o livro Francisco Maringelli, vigésimo volume da Coleção Artistas da USP, publicada pela Edusp – Editora da Universidade de São Paulo. Recebeu a Bolsa Vitae de Artes Visuais no ano de 1994, para a produção do projeto “Grandes formatos na Gravura em Relevo”, que se tornou exposição realizada no ano de 1995 no Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo, e no Museu da Gravura Cidade de Curitiba (PR). Realizou a exposição individual No Olho da Rua, Gravura Brasileira, São Paulo (SP) em 2010. Em 2012 realizou a exposição individual Maringelli Percurso Gráfico na Caixa Cultural São Paulo.

Classificação livre.

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.
Paulo Varella

Estudou cinema na NFTS (UK), administração na FGV e química na USP. Trabalhou com fotografia, cinema autoral e publicitário em Londres nos anos 90 e no Brasil nos anos seguintes. Sua formação lhe conferiu entre muitas qualidades, uma expertise em estética da imagem, habilidade na administração de conteúdo, pessoas e conhecimento profundo sobre materiais. Por muito tempo Paulo participou do cenário da produção artística em Londres, Paris e Hamburgo de onde veio a inspiração para iniciar o Arteref no Brasil. Paulo dirigiu 3 galerias de arte e hoje se dedica a ajudar artistas, galeristas e colecionadores a melhorarem o acesso no mercado internacional.

Recent Posts

“Voile/Toile – Toile/Voile”, de Daniel Buren, no MAM Rio

O MAM Rio recebe a primeira edição brasileira de Voile/Toile – Toile/Voile (Vela/Tela – Tela/Vela),…

3 dias ago

‘Beatriz Milhazes: 100 Sóis’ é a primeira individual da artista em Salvador

Beatriz Milhazes: 100 Sóis é a primeira exposição individual da artista em Salvador e reúne,…

4 dias ago

Obra de Eduardo Kobra estampa selo comemorativo da ONU

Eduardo Kobra foi o artista escolhido para ter sua obra estampada no selo postal comemorativo…

7 dias ago

Galeria 18 lança o ‘Clube de Arte 18’, o primeiro members club de arte do Brasil

A Galeria 18 anuncia o lançamento do Clube de Arte 18, o primeiro members club…

1 semana ago

O que faz um artista vender?

“O que faz um artista vender?”: a pergunta que movimenta artistas, estudantes, consultores, galeristas e…

1 semana ago

Liane Roditi apresenta Dobras e Desdobras no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro

O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro recebe a primeira exposição individual da artista Liane…

2 semanas ago