Quem é o artista? Francisco Maringelli
O que vai ter na exposição? Gravuras e série inédita de esculturas
Até quando? 25 de agosto
UM POUCO DO RETRATO DE TODOS NÓS
Francisco Maringelli inaugura uma nova mostra individual em São Paulo. O artista, que recentemente realizou uma grande retrospectiva na Caixa Cultural São Paulo, nos apresenta agora com uma exposição inédita centrada no gênero Retrato. Ao longo de seus mais de 30 anos de carreira, o retrato tem sido uma presença constante na obra de Maringelli. Esta pesquisa teve seu início em 1985 com um primeiro autorretrato (xilogravura “Diante do grande espelho”, dimensões: 55,0 x 16,9 cm) o qual trouxe uma consciência dos limites daquilo que já fora alcançado em termos de figuração, sugerindo então a busca de outras abordagens.
É possível ainda ver uma gravura de Maringelli na exposição realizada pela Pinacoteca do Estado de São Paulo, na Estação Pinacoteca, com o acervo de gravura daquele importante museu: Gravura Brasileira no Acervo da Pinacoteca de São Paulo, em cartaz a partir de 21 de abril de 2013. O artista participa ainda da coletiva Passato Imediato, no Memorial da América Latina. “Um pouco do retrato de todos nós” foi selecionada no edital Proac 21, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Sobre o Artista
Vive e trabalha em São Paulo. Formado em Artes Plásticas pela ECA/USP e em Arquitetura pela FAU/USP. Frequentou o Ateliê de Gravura do Museu Lasar Segall/SP. Em 2012 lançou o livro Francisco Maringelli, vigésimo volume da Coleção Artistas da USP, publicada pela Edusp – Editora da Universidade de São Paulo. Recebeu a Bolsa Vitae de Artes Visuais no ano de 1994, para a produção do projeto “Grandes formatos na Gravura em Relevo”, que se tornou exposição realizada no ano de 1995 no Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo, e no Museu da Gravura Cidade de Curitiba (PR). Realizou a exposição individual No Olho da Rua, Gravura Brasileira, São Paulo (SP) em 2010. Em 2012 realizou a exposição individual Maringelli Percurso Gráfico na Caixa Cultural São Paulo.
Classificação livre.
Nesta matéria enumeramos algumas tendências de arte mais estranhas da história que você já viu.…
Um dos artistas abstratos mais conhecidos do século XX é Piet Mondrian, e seu caminho…
Bob Esponja – A Experiência desembarca no MIS Experience para celebrar os 25 anos de…
Abdias Nascimento – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista, mostra que apresentará ao público…
Como ganhar dinheiro com impressão sob demanda, sem ter que vender o seu quadro original…
Emanoel Araujo, artista, curador e idealizador do Museu Afro Brasil, é considerado uma referência para…