Exposições e Eventos

“Útero Magmático” na Dan Galeria: novos espaços, novos desafios

Nova exposição da artista Denise Milan na Dan Galeria - Sala São Pedro, em Itu.

Por José Henrique Fabre Rolim - junho 6, 2023
336 0
Pinterest LinkedIn

A abertura do mais novo espaço da Dan Galeria, em Itu, na Fábrica São Pedro, onde se localiza o FAMA Museu, com a mostra “Útero Magmático” da artista Denise Milan se reveste de grande importância na consolidação de novos desafios. A exposição reunindo 20 obras, das quais 13 são inéditas, concebidas nos dois últimos anos, propicia uma visão privilegiada das incursões da artista, cuja peça central, um cristal cuja forma se assemelha a um útero define a linha de sua análise da natureza na profundidade da existência humana.


O visitante ao penetrar no belo espaço se defronta com a instalação, um quartzo rosa formado há 130 milhões de anos, que demonstra o potencial de fecundação, origem de todas as criações do planeta. A essência da natureza, calcada na terra que se transforma, reflete a evolução do ser humano, projetando ideias revolucionárias na concretização de sonhos moldados na imaginação.


A obra “TrincAr” , apresenta rachaduras vulcânicas no corpo do planeta, onde escorre a lava magmática. O planeta terra é vivo, pulsa e as rachaduras vulcânicas representam um fluxo energético incontrolável. A artista associa as trincas humanas com as vulcânicas. O tema da formação da terra e do ser humano é complexo, várias leituras e interpretações surgem, mas a arte em si consegue se aprofundar na energia da criação pelos indícios deixados no decorrer de milênios, pedras a descortinarem novas perspectivas de pesquisa e estudo. Recipientes preenchidos com um caldo cósmico bem antes da aparição da humanidade reforçam uma reflexão sobre a origem das pedras da exposição.


Denise afirma: “As trincas também fazem parte do processo de criação e são indispensáveis para que esse aconteça. Elas estão ligadas ao momento do nascimento quando a placenta se rompe a criança nasce. Como as trincas da saúde, o coração partido de cada um e da memória”.


Para a artista todos os seres humanos tem uma trinca na vida e é através delas que podemos entender como a matéria está em constante transformação. As cristalizações representam o oposto de momentos estáticos, marcas de vitalidade, uma gestação que pode ser observada na obra “Cicatriz”, peça que estabelece uma nova dimensão no olhar.


O trabalho de Denise Milan se baseia numa matéria-prima de uns trezentos milhões de anos, um quartzo rosa entre outras pedras no qual o tempo é determinante na dinâmica de sua linguagem.
A pedra se cristalizando representa para Denise o ponto central de seu trabalho que atinge esculturas, artes cênicas, ópera, poesia, videoarte entre tantas formas de expressão.


Na presente mostra a sua obra permite ao apreciador perceber a dimensão dos “Proto-Humanos”, primeiros resquícios da figura humana. Entre os “Proto-Humanos“ se encontra o Terceiro Olho onde os visitantes poderão descobrir através do olho mágico a pedra original de onde surgiram.
Segundo Denise: “O “Proto-Humano” olha você, momento de revelação. A pedra deixa de ser objeto para se tornar protagonista. Na mostra a artista propõe uma nova experiência: com a transformação da nossa posição perante a natureza passamos a fazer parte dela e de um trajeto maior”.


Interessante notar que galerias de renome busquem ampliar sua atuação em outras cidades do Brasil, proporcionando uma agilidade na difusão das mostras e dos artistas representados por elas. No caso da Dan que além da tradicional sede na Rua Estados Unidos, possui a Dan Interior, em Votorantim e a Dan Contemporânea na Rua Amauri, (ocupada tempos atrás pela discoteca Hippopotamus) que foi totalmente reformulada para receber exposições tanto do acervo como de incríveis individuais como a de Jesús Rafael Soto, em cartaz atualmente. A unidade inaugurada recentemente a Dan Galeria Sala São Pedro, em Itu, na antiga FAMA, atual Museu São Pedro reforça essa tendência de ampliação das galerias em geral.


A abertura de novos espaços de arte pelo interior do estado de São Paulo como por outros locais do país, pode ser observada pela recente inauguração da exposição Galeria Efêmera com curadoria de Osvaldo Costa e Renata Junqueira, no Pavilhão Castelatto, em Atibaia, reunindo obras de renomados artistas representados pelas Galerias Luciana Brito, Dan Galeria, Nara Roesler, Martha Pagy, Artprc e Raquel Arnaud. Obras de Regina Silveira, Delson Uchôa, João Luis Musa, Ivan Navarro, Franz Weissmann, Denise Milan, Lucas Benites, Rodolpho Parigi, Celia Euvaldo, Elisa Bracher e Waltercio Caldas se espalham pelo privilegiado espaço. O belíssimo Pavilhão projetado pelo arquiteto Mario Biselli, localizado no parque industrial da Castelatto, se destaca pelo arrojo de suas linhas e pela preservação da natureza que o cerca.

DAN Galeria – Sala São Pedro

O mais novo espaço da DAN Galeria no interior de São Paulo será inaugurado dia 6 de maio. Instalado dentro da Fábrica São Pedro, onde está o FAMA Museu. Visite o FAMA de quarta a domingo, das 11h às 17h, em Itu

Serviço

“Útero Magmático” de Denise Milan
Local: Dan Galeria. Sala São Pedro, em Itu. Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9. Paulo/ SP, Brasil
De 06/05/2023 a 31/07/2023

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários