Exposições e Eventos

Artista Adriana Proganó revela pinturas inéditas em Lisboa

Por mariapaula - maio 9, 2023
446 0
Pinterest LinkedIn

Adriana Proganó, vencedora do Prêmio EDP Novos Artistas 2022, vai abrir uma exposição na sexta-feira, em Lisboa, na Galeria 3+1 Arte Contemporânea, apresentando sua mais recente série de pinturas intitulada“I kissed the snake hello”. Esta será a primeira mostra individual de Adriana Proganó após ter recebido o prêmio da Fundação EDP no valor de 20 mil euros no ano passado, de forma unânime. Suas novas obras foram inspiradas na conexão simbiótica entre seres humanos e natureza, conforme explicado pela galeria.

Em“I kissed the snake hello”, Proganó exibe uma nova série de pinturas em tela que não apenas abordam a relação entre humanos e natureza, mas também expressam sua união. A galeria descreve as obras como representações de momentos em que essa ligação acontece, enfatizando que os seres humanos respiram o ar das árvores, enquanto as árvores também respiram o ar dos humanos. A artista busca explorar essa relação simbiótica que envolve todos os seres vivos.

Adriana Proganó
Adriana Proganó

Com cores vibrantes, as pinturas nesta exposição refletem o imaginário da jovem artista de 31 anos, nascida em Lucerna, Suíça, e atualmente residente e trabalhando em Lisboa. A mostra segue a linha característica de seus trabalhos anteriores, os quais abordam o corpo e questionam as normas sociais com um toque de humor. Os personagens que habitam suas pinturas possuem corpos ambíguos que desafiam noções de gênero e assumem formas quase místicas, como se fizessem parte de uma mitologia inventada pela própria artista.
No entanto, nesta exposição, há uma diferença nas intenções dessas figuras. Enquanto em trabalhos anteriores elas tendiam a ser mais agressivas, destrutivas e realizavam seus caprichos, agora elas adotam uma postura protetora, fortalecendo seu vínculo com a natureza. Essa mudança de abordagem é destacada no texto da galeria.

O Prêmio EDP Novos Artistas 2022, concedido pela Fundação EDP, tem como objetivo promover a arte contemporânea emergente. A exposição “Cumprimentei a serpente” será inaugurada às 18:00 de sexta-feira e ficará em exibição até 24 de junho na galeria 3+1 Arte Contemporânea, em Lisboa.

Sobre Adriana Proganó

O trabalho de Adriana Proganó parte de um imaginário próprio, em que o gesto de pintar é um ímpeto, não só espontâneo, mas necessário. Pinturas com cores vibrantes e pinceladas destemidas, sem restrições, são testemunhos do que ocupa a mente da artista naquele instante. O corpo e o peso das normas sociais são temáticas frequentes nas suas obras, nunca esquecendo a genuinidade e humor, numa vontade de criar que não pode ser contida.

Serviço

Exposição “I kissed the snake hello”.
Data: de 12 de maio a 24 de junho de 2023
Local: Galeria 3+1 Arte Contemporânea, Largo Hintze Ribeiro 2 E-F 1250 – 122 em Lisboa – Portugal
Aberto ao público Terça a Sexta 14h → 20h
Sábado 11h → 16h
Fechado aos Feriados.

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários