Exposições e Eventos

“Enleve”: exposição do afro-cubano J. Pavel Herrera na Galeria Contempo

Com curadoria de Paula Borghi, mostra individual na Galeria Contempo faz um recorte de quase uma década de produção, com cerca de 20 pinturas que propõem reflexões geopolíticas sobre processos migratórios, de pertencimento e memória

Por Equipe Editorial - agosto 17, 2023
254 0
Pinterest LinkedIn

A Galeria Contempo apresenta, a partir de 19 de agosto, a exposição “Enleve”, a primeira exposição individual de Pavel na galeria paulistana que representa o artista.

Nascido em Havana, em 1979, o artista cubano J. Pavel Herrera reside no Brasil desde 2016. Licenciado em Educação das Artes Plásticas e mestre em Artes Visuais pela UNICAMP, foi revelado no cenário artístico de seu país em 2014, com a exposição “Maldita Circunstância”, realizada na Casa Museu Oswaldo Guayasamín. Nos últimos sete anos Pavel tem apresentado ao público brasileiro sua poética singular, de forte personalidade e impactante subjetividade.

Amparado em uma sublime criação pictórica – um universo onírico de paisagens que provocam interpretações livres e pessoais – Pavel tem desenvolvido uma concisa investigação sobre a insularidade como fenômeno geopolítico, provocando reflexões sobre processos migratórios, memória e pertencimento.

Reunindo cerca de 20 pinturas produzidas entre 2014 e 2023, a maioria em óleo sobre tela, a mostra tem curadoria de Paula Borghi, que enfatiza o caráter político manifestado de forma elíptica e metafórica na criação de Pavel.

“Ao olhar sua obra é possível pensar nos demarcadores geográficos, sociais e raciais que atravessam sua produção porque, mesmo sem abordar tais questões de forma direta, isto é parte intrínseca de sua subjetividade. A sensação provocada por suas paisagens, sobretudo pela visualidade infinda no horizonte, gera um sentimento de liberdade, ao mesmo tempo de pertencimento no mundo. É por esta via de mão dupla que os trabalhos atuam em enleve: encantamento, êxtase e suspensão”, diz Paula.

Galeria Contempo
Obra 5 ANNE (I), 2021-2022 tinta oleo sobre tela. 150 x 170 cm

Em outubro de 2022, ao lado de outros quatro artistas, Ana Durães, Luiz Dolino, Rubens Ianelli e Tarm, Pavel participou da mostra coletiva “Paisagem Brasileira Contemporânea”, organizada pela Contempo na Casa de America, em Madri, na Espanha. Foi então que Monica Felmanas, sócia-fundadora e curadora da Contempo, teve a constatação de que o passo adiante seria idealizar uma primeira retrospectiva do artista caribenho.

“O trabalho do Pavel é único e universal. Ele é um artista cubano, e sua história é parte da história do Brasil e do momento atual do mundo. Pavel é mais um imigrante em busca de melhores condições de vida. Não é fácil deixar seu país, família, amigos e começar uma nova vida. E aqui ele fincou raízes, constituiu sua família e vive do seu trabalho. Pavel tornou-se um brasileiro, e somos apaixonados por seu trabalho, dedicação e talento. Ele é um exemplo a seguir”, defende Monica.

Nona exposição individual de Pavel e a sexta realizada por ele no Brasil, “Enleve” rompe um hiato de quatro anos desde suas últimas mostras, “Poemas Mal Escritos” e “Lembranças e Utopias” (2019), intervalo agravado pelo maior drama coletivo vivenciado pela humanidade neste século, como destaca o artista.

Galeria Contempo
O vermelho é uma cor que apanha VI (2023) tinta óleo sobre tela 129 x 95 cm

“Cada projeto expositivo é uma experiência nova, um desafio. Enleve é minha primeira exposição depois da pandemia, momento que deixou paralisado muitos projetos e provocou um acúmulo de trabalho para instituições e galerias. Cada lugar tem sua própria e individual forma de relação obra/espaço expositivo. Para mim, esse momento é sempre um novo desafio, assim como é desafiador conectar e estabelecer um diálogo com o público a partir das narrativas presentes na exposição. Enleve é também uma forma de voltar a olhar para minha produção no meio da diversidade de propostas e poéticas dos artistas representados pela Contempo”, conclui Pavel.

Sobre Pavel Herrera

J. Pavel Herrera (Havana, Cuba, 1979). Artista cubano, licenciado em Educação das Artes Plásticas e mestre em Artes Visuais pela UNICAMP, desenvolveu seu trabalho em Havana. Atualmente, realiza investigações artísticas em pintura, debatendo sobre o fenômeno da insularidade e os processos internos das pessoas que habitam uma ilha. Articula discursos em torno da migração, das comunicações, dos desejos, das relações ideológicas e políticas entre um sistema e o povo no contexto global.

Mostras Individuais – 2014: “Maldita Circunstância”, Casa Museu Oswaldo Guayasamín (Cuba); 2017: “Ponto de Fuga”, Galeria Sancovsky (SP); 2019: “Poemas Mal Escritos”, Galeria GAIA, UNICAMP (SP); “Lembranças e Utopias”, Projeto Estante de Livros e Caderno de Artista, UNICAMP (SP).

Mostras Coletivas – 2018: 11ª Bienal de Arte do Mercosul, “O Triângulo Atlântico”; MARGS; P/B Acervo MAB, FAAP (SP); 2019 “– IN_STALAÇÕES”. CIS Guanabara (SP); “Palavras Somam”, MAB- FAAP (SP); Mostra de Artes Visuais Jornada de Pesquisa em Artes UNESP PPG IA 2019 (SP).

Sobre a Galeria Contempo

A Contempo está no mercado desde 2013, “filha” da ProArte Galeria, idealizada por Monica, Marcia e Marina Felmanas, hoje com Monica e Marcia a frente da curadoria dos artistas. A galeria foi criada com o propósito de reunir o melhor da produção artística contemporânea brasileira, representando artistas emergentes, jovens e promissores talentos. Greta Coutinho, Beto Fame, Heberth Sobral, Marcelo Jou, Presto, Pavel e Jê Américo são alguns exemplos que têm se destacado. A Contempo também agrega a seu portifólio obras produzidas por experientes representantes das artes plásticas com carreiras consolidadas, como Dolino e os pintores Rubens Ianelli, Marcos Garrot e Aldir Mendes. Ao reunir distintas linguagens e estéticas, a galeria transita por diferentes universos, como o da pintura, do desenho, da gravura, do tridimensional, da fotografia e da arte de rua.

Serviço

“Enleve” – exposição individual de J. Pavel Herrera
Perídodo: 19 de agosto a 2 de setembro
Abertura: 19/8 (sábado), das 10h às 16h
Local: Galeria Contempo. Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1644, São Paulo
Horário de funcionamento da galeria: segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; aos sábados, das 10h às 16h
Telefone: (11) 3032-5795
@galeriacontempo @jpavelherrera

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários