Exposições e Eventos

Exposição “Desafio Salvador Dalí” chega a São Paulo em maio

Por Equipe Editorial - maio 2, 2024
45 0
Pinterest LinkedIn

“Desafio Salvador Dalí”, dedicada à vida e obra do renomado pintor e multiartista espanhol, chega a São Paulo. Sediada no prestigiado Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), a exposição abrirá suas portas ao público em 1º de maio de 2024. Os ingressos já estão à venda no site e na bilheteria oficial.

Com mais de 100 conteúdos expositivos inéditos no país, trazidos diretamente da Espanha sob supervisão da Fundação Gala-Salvador Dalí, esta mostra é uma oportunidade imperdível para os brasileiros explorarem o universo surrealista do artista e conhecerem mais sobre sua capacidade de antecipação, o respeito pelo ofício, a admiração pela tradição clássica e a relação pouco convencional com a esposa Gala, entre outros.

Desafio Salvador Dalí
Crédito:© Salvador Dalí, Fundación Gala-Salvador Dalí, VEGAP, Barcelona, 2024.

A vida e a obra de um gênio, cujo trabalho influenciou gerações ao redor do mundo, é apresentada em linguagem absolutamente contemporânea e acessível. Os ingressos incluem um áudio-relato, em formato de podcast, ativado pelo celular com um código QR no dia da visita, que convida a transitar pelo universo daliniano.

Leia também – 30 Fatos curiosos sobre Salvador Dalí que você precisa conhecer

Com produção geral da Conteúdo Criativo, responsável pelo projeto, os objetos, conteúdos e interatividades concebidos pela empresa espanhola ArtDidaktik estarão distribuídos em seis áreas expositivas, convidando a uma jornada fascinante pela mente criativa do mestre do surrealismo:

“Desafio Salvador Dalí”

Organizada por décadas, contendo a evolução de sua trajetória pessoal e produção como pintor em paralelo à história do século XX que tanto o influenciou, esta enorme galeria conta com grandes paredes retroiluminadas que permitem ao visitante ver as obras ampliadas, a fim de perceber detalhes e entender as diferentes técnicas utilizadas por Dalí em suas pinturas.

Dalí Poliédrico

Aqui os visitantes conhecerão as ilustrações de Dalí para clássicos da literatura (como “Dom Quixote”); suas cenografias originais desenvolvidas para teatro e cinema (em obras de Luis Buñuel e Alfred Hitchcock, por exemplo); a ourivesaria que deu origem a coleções de jóias; a direção de arte e o protagonismo para campanhas publicitárias disruptivas; e as aparições imprevisíveis que o transformaram em cineasta e produtor de curtas metragens.

O Ateliê Daliniano

O principal ateliê do artista será recriado em um espaço que reproduz o existente na Casa-Museu Salvador Dalí em Port Lligat, litoral da Catalunha. O ambiente compreende a influência do ateliê em seus principais trabalhos, começando com El Cristo, passando pelos retratos de sua esposa Gala – inúmeras vezes representada em todas as fases do artista -, e culminando em grandes obras como El Descubrimiento de América.

Surrealismo

Os visitantes percorrerão um túnel em que participarão de uma inserção sensorial nos quadros mais representativos da obra de Dalí, podendo admirar e interagir com as possibilidades sonhadas pelo artista.

Imagens de Dupla Interpretação e Estereoscopia

Contando com cenografia avançada, recursos de iluminação especial e óculos 3D em parte do percurso, as experiências estéticas e científicas de Salvador Dalí com o mundo imagético levarão o público a refletir sobre como os caminhos da arte podem influenciar, subverter ou apenas agradar aos sentidos humanos.

A Inspiração de Salvador Dalí

Para encerrar a visita, será oferecido um conteúdo audiovisual com oito minutos de duração, totalmente desenvolvido em realidade virtual, com trilha sonora especialmente composta para a mostra, possibilitando através da computação gráfica a percepção de detalhes que durante anos foram invisíveis inclusive aos maiores críticos de arte e especialistas na obra do pintor. Aqui serão oferecidos óculos de realidade virtual (VR) e fones de ouvido.
A exposição conta com acessibilidade física e comunicacional em todos os ambientes, além de monitores capacitados para auxiliar o público, visando proporcionar uma experiência enriquecedora para todos os visitantes.

Sobre a Fundação Gala-Salvador Dalí

A Fundação Gala-Salvador Dalí é uma organização cultural dedicada a promover e preservar a obra do renomado pintor espanhol. Criada por Dalí, a Fundação administra locais importantes, como o Teatro-Museu Dalí em Figueres e o Castelo Gala-Dalí em Púbol, além da Casa de Salvador Dalí em Portlligat. Esses locais não apenas celebram a vida e arte de Dalí e sua esposa Gala, mas também servem como centros culturais de destaque, atraindo visitantes de todo o mundo.

Sobre a FAAP

Fundada em 1947, a FAAP, Fundação Armando Alvares Penteado é uma instituição de ensino superior de referência, privada e com caráter filantrópico. Ao longo de sua história, a Fundação Armando Alvares Penteado vem executando as etapas que lhe permitem ajustar-se permanentemente ao momento histórico, cultural, econômico e social do Brasil e do mundo, adaptando-se, modificando-se e evoluindo. A FAAP construiu valores e crenças que norteiam sua missão de amparar, fomentar e desenvolver as artes visuais e ciências, a cultura e o ensino. Apresenta-se como uma instituição tripartite – educacional, cultural e artística. Investe em cultura e ensino por meio do Museu de Arte Brasileira, do Teatro FAAP, do Colégio FAAP, da biblioteca (criada em 1959) e das faculdades. A FAAP possui campus em São Paulo e Ribeirão Preto e mantém parcerias mundo afora por meio de intercâmbios e residências. A FAAP coloca no mercado de trabalho formadores de opinião e pessoas de ação, não meros executores.

Serviço

“Desafio Salvador Dalí” na FAAP
Ingressos: salvadordalisp.com.br
Bilheteria Oficial (sem cobrança de taxa de conveniência): FAAP (Rua Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo – SP | Subsolo. Todos os dias das 10h às 20h)
Valor: R$ 60 (inteira) | R$ 30 (meia-entrada)
Período: 01 de maio a 30 de junho de 2024
Horário: 10h às 21h (última entrada às 20h), fechado às segundas-feiras, inclusive feriados.
Localização: MAB FAAP (Rua Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo – SP)
Classificação etária: livre para todas as idades
Acessibilidade: local acessível para cadeirantes. Audiodescrição disponível para pessoas com deficiência visual.

Leia também – Salvador Dalí: um dos maiores símbolos da pintura surrealista

Não foi possível salvar sua inscrição. Por favor, tente novamente.
Sua inscrição foi bem sucedida.

Você quer receber informações sobre cultura, eventos e mercado de arte?

Selecione abaixo o perfil que você mais se identifica.

Inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários