Exposição “Habitar Juntos”, de Carlos Bunga, na Galeria Nara Roesler SP
A Galeria Nara Roesler São Paulo tem o prazer de apresentar a partir de 24 de fevereiro de 2024, das 11h às 15h, a exposição “Habitar Juntos”, com trabalhos recentes e inéditos produzidos no Brasil pelo artista Carlos Bunga. No dia da abertura, às 13h, o artista fará uma visita guiada à exposição. Nascido em 1976, no Porto, Portugal, Carlos Bunga mora perto de Barcelona, Espanha. “Habitar Juntos” tem texto crítico de Ivo Mesquita, e mostra um conjunto de obras na pintura expandida trabalhada pelo artista há mais de 20 anos, onde as cores vibrantes e luminosas se apresentam craqueladas. Outros trabalhos, feitos no local pelo artista, são instalações com caixas de papelão e fitas adesivas, materiais efêmeros muito usados em sua produção.
Carlos Bunga foi um dos destaques da 35ª Bienal de São Paulo com a obra “Habitar el color” (Habitar a cor, 2015/2023), um grande espaço coberto por tinta vermelha craquelada, em que o público era convidado a sentir a cor caminhando sem sapatos. Em 2012, fez a intervenção “Mausoléu”, que ocupou o octógono da Pinacoteca de São Paulo. Em 2022, ocupou o Palácio de Cristal do Museu Reina Sofia, em Madri, com a intervenção “Contra la extravagancia del deseo”.
Na Nara Roesler, Carlos Bunga está fazendo dois trabalhos com caixas de papelão: um ficará na vitrine, e outro ocupará grande parte do espaço expositivo, que precisará ser atravessado pelo público, para seguir o percurso da exposição. O trabalho se baseia na ideia de perda de territórios geográficos e sociais, e se assemelha a “Occupy”, uma instalação realizada no Museu de Arte Contemporânea de Toronto, em 2020. A partir desses materiais precários e efêmeros o público é convidado a ir além da contemplação do projeto, percorrendo as estruturas e integrando-se a elas.
Em um mundo polarizado e fraturado, Carlos Bunga nos convida a imaginar “Habitar Juntos”. O título da mostra também nos fornece pistas para compreender a poética e as temáticas que despertam o interesse do artista. Desde o início de sua trajetória, Bunga tem explorado em seus trabalhos a arquitetura, bem como a ideia de casa e domesticidade.
Sobre a Galeria Nara Roesler
Nara Roesler é uma das principais galerias brasileiras de arte contemporânea, representando artistas brasileiros e internacionais fundamentais que iniciaram suas carreiras na década de 1950, bem como artistas consolidados e emergentes cujas produções dialogam com as correntes apresentadas por essas figuras históricas. Fundada por Nara Roesler em 1989, a galeria tem consistentemente fomentado a prática curatorial, sem deixar de lado a mais elevada qualidade da produção artística apresentada.
Isso tem sido ativamente colocado em prática por meio de um programa de exposições criterioso, criado em estreita colaboração com seus artistas; a implantação e estímulo do Roesler Curatorial Project, plataforma de iniciativas curatoriais; assim como o contínuo apoio aos artistas em mostras para além dos espaços da galeria, trabalhando com instituições e curadores. Em 2012, a galeria ampliou sua sede em São Paulo; em 2014 expandiu para o Rio de Janeiro e, em 2015, inaugurou um espaço em Nova York, dando continuidade à sua missão de oferecer a melhor plataforma para seus artistas apresentarem seus trabalhos.
Obras em Destaque
Serviço
Exposição “Carlos Bunga – Habitar Juntos”
Abertura: 24 de fevereiro de 2024, das 11h às 15h
Carlos Bunga fará uma visita guiada à exposição às 13h
Até: 20 de abril de 2024
Entrada gratuita
Local: Galeria Nara Roesler, São Paulo. Avenida Europa, 655.
Segunda a sexta, das 10h às 19h. Sábado, das 11h às 15h.