Exposição ‘Sonhos: História, Ciência e Utopia’ no Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã apresenta a nova exposição ‘Sonhos: História, Ciência e Utopia’, com 18 obras do acervo do Museu Imagens do Inconsciente – fundado pela doutora Nise da Silveira – representam o que o ser humano pode acessar por meio dos sonhos.
A famosa psiquiatra brasileira entendia a arte como reveladora das riquezas do inconsciente, e percebia sua importante contribuição na luta contra os estigmas associados aos portadores de transtornos psíquicos. As peças em exibição são de autoria de artistas emblemáticos como Adelina Gomes, Carlos Pertuis, Emygio de Barros e Fernando Diniz.
‘Sonhos: História, Ciência e Utopia’, realizada sob a curadoria do neurocientista Sidarta Ribeiro, conta ainda com outras atrações artísticas, como uma série de obras interativas que se utilizam de recursos como inteligência artificial generativa e produção de vídeos; além da imersiva ‘Galeria de sonhos e de grandes sonhadores’, que traz sonhadores de nossa história como Bertha Lutz, Cacique Raoni, Chico Mendes, Darcy Ribeiro, Dona Ivone Lara, Lélia Gonzalez, Lynn Margulis, Martin Luther King, Nise da Silveira, Paulo Freire, Pepe Mujica e Yoko Ono.
A exposição é a primeira das iniciativas que comemoram dez anos desde a fundação do Museu do Amanhã, a serem completados em dezembro de 2025. Antes mesmo de completar um mês, a mostra já recebeu mais de 30 mil visitantes. Ingressos disponíveis no site oficial e na bilheteria do Museu; ao longo deste ano, terão preço promocional de R$10 no dia 10 de cada mês.
Áreas temáticas
- Somos descendentes de sonhadores: Veja como diversos povos recorreram aos sonhos para compartilhar inteligências e decisões.
- O sono é a cama do sonho: Como dormimos e como sonhamos? Entenda como o estilo de vida atual pode prejudicar o dormir e o sonhar, com impactos em nossa saúde física e mental.
- O sonho, enquanto utopia, move a sociedade: A partir de grandes sonhadores da história, compartilhe seus sonhos de futuro.
Sobre o curador Sidarta Ribeiro
Sidarta Ribeiro é neurocientista, professor titular de neurociência, fundador e pesquisador do Instituto do Cérebro da UFRN. É autor de O Oráculo da Noite: A história e a Ciência do Sonho, Sonho Manifesto: Dez exercícios urgentes de otimismo apocalíptico, entre outros.
Obras em Destaque
Sobre o Museu do Amanhã
O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão — IDG. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo. Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander Brasil como patrocinador master, a Shell, Grupo CCR e Instituto Cultural Vale como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui ArcelorMittal, Engie, IBM, Volvo e TAG. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da B3, Mercado Livre e Águas do Rio, conta ainda com apoio de Bloomberg, Colgate, EMS, EGTC, EY, Granado, Rede D’Or, Caterpillar, TechnipFMC e White Martins. Além da DataPrev, Fitch Ratings e SBM OffShore apoiando em projetos com a Lei de Incentivo Municipal, conta com os parceiros de mídia Amil Paradiso, Rádio Mix, Revista Piauí, Curta ON e Assessoria Jurídica feita pela Luz e Ferreira Advogados.
Serviço
Exposição ‘Sonhos: História, Ciência e Utopia’
Início: quarta, 18 de dezembro de 2024
Término: domingo, 27 de abril de 2025
Local: Museu do Amanhã
Endereço: Praça Mauá, 1 – Centro. Rio de Janeiro, RJ
Leia também: Exposição “Rio de Corpo e Alma”, celebra 460 anos do Rio de Janeiro